Duas comissões debatem venda da Embratel

Da Redação | 07/04/2004, 00h00

Duas comissões promovem audiências públicas na próxima semana para analisar o processo de venda da Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel) à Empresa Teléfonos de México (Telmex), realizada pela MCI, atual controladora da Embratel. A audiência na Comissão de Educação (CE) acontece na terça-feira (13), a partir das 10h, conforme requerimento do senador Hélio Costa (PMDB-MG) e a Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) discute o tema na quarta-feira (14), também a partir das 10h, por iniciativa do senador Luiz Otávio (PMDB-PA).

Na CE foram convidados para debater o tema os presidentes da Embratel, Jorge Luís Rodriguez; da Telmex, João Elek; do Conselho da Telemar e do Consórcio Calais (Brasil Telecom, telemar e Telefônica), Otávio Marques Azevedo; da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Luiz Leonardo Cantidiano, e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Pedro Jaime Ziller de Araújo.

Por ocasião da aprovação de seu requerimento, o senador Hélio Costa argumentou que a principal motivação para sua iniciativa é o fato de a Embratel ter sido vendida à Telmex, segundo notícias da imprensa, por US$ 360 milhões, valor menor que os US$ 550 milhões que teriam sido oferecidos por consórcio formado pelas empresas Brasil Telecom, Telefônica do Brasil, Telemar, Geodex e Fundação Telos.

A CFC quer discutir o assunto com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a CVM e a Associação Nacional de Investidores do Mercado de Capitais (Animec). A comissão já havia realizado uma audiência sobre o tema no último dia 31 de março, com representantes do governo, das empresas e dos trabalhadores e decidiu aprofundar a discussão em outras reuniões.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: