Subcomissão da Amazônia debate empréstimo do BNDES para exploração de minério

Da Redação | 26/03/2004, 00h00

A Subcomissão Permanente da Amazônia realiza nesta terça-feira (30), a partir das 10h, audiência pública para debater a concessão de empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o financiamento da exploração mineral na Vila de Pitinga, localizada no município de Presidente Figueiredo (AM). A subcomissão funciona no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

A comissão vai discutir o tema com o presidente do Grupo Paranapanema, Geraldo Haenel, o presidente do Fundo de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), Sérgio Ricardo Silva Rosa, o presidente do BNDES, Carlos Lessa, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Terceirizados nas Indústrias de Extração e Beneficiamento de Minérios de Presidente Figueiredo, Francisco Braga.

O senador Jefferson Péres (PDT-AM), que preside a subcomissão e é o autor do requerimento, explicou, na votação da matéria na quarta-feira (17), que a Vila de Pitinga tem em seu solo mais de 20 minerais, sendo o principal a cassiterita (minério de estanho).

Há 20 anos, o Grupo Paranapanema, hoje controlado pelo Previ, explora os minerais no aluvião (depósitos de cascalhos que se formam junto às margens ou foz dos rios). Agora, esgotados os minerais nesse tipo de exploração, é preciso trabalhar na rocha, segundo informou o senador. A empresa, anunciou, precisa de R$ 20 milhões para realizar essa tarefa e o Grupo Paranapanema foi buscar recursos junto ao BNDES. Caso o empréstimo não seja concedido, mil empregados correm o risco de perder suas funções, disse Jefferson.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: