Papaléo defende investimento em infra-estrutura para o ecoturismo

Da Redação | 12/02/2004, 00h00

O senador Papaléo Paes (PMDB-AP) defendeu urgência na definição de uma política para o ecoturismo no país, para combater a forma desordenada que caracteriza o setor. Para o senador, o Brasil tem uma vocação natural para o ecoturismo e deu como exemplo o Amapá, com variada biodiversidade, mas reclamou que muitos turistas apontam inúmeras deficiências na infra-estrutura das capitais da região Norte, dentre elas a limpeza, a sinalização das ruas, as informações turísticas e as atrações noturnas.

Papaléo disse que o ecoturismo e o turismo de observação, que consiste basicamente em observar a fauna e a flora, são práticas de lazer consideradas limpas, que se utilizam dos recursos naturais de forma equilibrada e sustentável. Ele destacou as possibilidades de geração de divisas para o setor, ressaltando a imensa floresta amazônica, a maior área de floresta tropical do planeta, a Mata Atlântica, o cerrado e o pantanal, dentre outros.

Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o ecoturismo no Brasil já é procurado anualmente por quase um milhão de pessoas. No estado do Amazonas, os turistas estrangeiros são maioria e a presença do turista brasileiro representa apenas 10% do total de visitantes, de acordo com os dados citados pelo senador.

- Do ponto de vista mercadológico, o ecoturismo tem experimentado um crescimento importante no Brasil, mas muito ainda precisa ser feito para que sejamos capazes de participar melhor dos seus resultados econômicos - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: