Lúcia Vânia lamenta manobra do PT

Da Redação | 22/12/2003, 00h00

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) lamentou nesta segunda-feira (22) a manobra utilizada pelo PT para apressar a votação do projeto de conversão à Medida Provisória nº 135, que acaba com a cumulatividade da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e eleva de 3% para 7,6% a sua alíquota.

- Como votar sem a presença de senadores que tiveram atuação importante na reforma tributária? Não é demais repetir que a MP da Cofins é perversa para o contribuinte e para diversos setores - disse.

Lúcia Vânia explicou que a mudança de alíquota significa um aumento de 153,33% para as empresas, especialmente no setor de construção civil e no mercado imobiliário. Para ela, isso trará prejuízo para os compradores de imóveis, para os governos que contratam obras públicas, pode gerar desemprego ainda maior e incentivar a informalidade.

- Quero destacar ainda que os contratados em andamento poderão ter aumentos de custos - assinalou.

Outro setor, o de serviços, também foi apontado por Lúcia Vânia como prejudicado pela mudança na Cofins, pois recolherão valor maior sem ter uma base para formação de crédito em valor relevante.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: