Previdência: Paim promete lutar até o fim em busca de um acordo

Da Redação | 24/11/2003, 00h00

O senador Paulo Paim (PT-RS) prometeu lutar até o fim (-até os 90 minutos de jogo e mais a prorrogação-) em busca de um acordo entre governo e oposição em torno de alguns pontos que considera fundamentais na reforma da Previdência: o subteto, a paridade, uma transição justa e a não-contribuição de inativos. Paim anunciou que nesta terça-feira (25) vai haver uma nova reunião com o presidente do PT, José Genoíno, ele próprio, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) e o relator da reforma, senador Tião Viana (PT-AC), em busca de acordo.

O senador disse que considera impossível votar em dois turnos três reformas com base em propostas de emenda à Constituição (a da Previdência, a paralela e a tributária) e mais o Orçamento Geral da União até o dia 15 de dezembro (fim do ano legislativo), sem que haja um acordo.

- Sem um entendimento, teremos que ter uma convocação extraordinária - previu.Paim tem 26 emendas à reforma da Previdência, que vai apresentar na forma de destaques. Ele pediu que os 81 senadores tenham chance de se pronunciar sobre a reforma da Previdência nesta terça-feira, quando se inicia a votação da PEC em primeiro turno.

- A votação vai se estender pela quarta-feira, porque todos os senadores terão chance de se pronunciar - disse.

O senador não antecipou como irá votar, caso não haja acordo em torno dos pontos que defende.


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: