Aprovado voto de pesar pela morte de João Herculino

Da Redação | 05/05/2003, 00h00

O Plenário aprovou, nesta segunda-feira (5), voto de pesar pela morte do ex-deputado federal e reitor do Centro Universitário de Brasília (Uniceub), João Herculino de Souza Lopes. O voto foi pedido em requerimentos apresentados pelos senadores Paulo Octávio (PFL-DF) e Arthur Virgílio (PSDB-AM).

Paulo Octávio lembrou, em pronunciamento, que 5 mil pessoas compareceram ao velório de João Herculino, no dia anterior. Ressaltou que o homenageado fora vereador e prefeito em Sete Lagoas (MG), deputado estadual e federal, cassado em 1964, em seu segundo mandato, pelo movimento militar. Amigo de Juscelino Kubitschek, dedicava-se, em Brasília, à advocacia, à pecuária e a seu centro de ensino.

João Herculino, afirmou Paulo Octávio, teve nove filhos do primeiro casamento e adotou os dois de suas segundas núpcias, contraídas após viuvez. Faleceu aos 76 anos. O senador lembrou que o governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, decretou luto oficial por três dias. Paulo Octávio ainda congratulou-se com a decisão dos familiares de manterem os festejos pelo 35º aniversário do Uniceub, atendendo ao desejo de João Herculino.

Na defesa do requerimento, Arthur Virgílio Neto destacou -a coragem, a honradez e a coerência- do homenageado, contemporâneo de seu pai, Arthur Virgílio, na vida parlamentar. Lembrou o episódio em que João Herculino, em vez de protestar com palavras, atirou o microfone de apartes da Câmara dos Deputados na direção do então presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, que havia acabado de decretar a vacância da Presidência da República quando João Goulart ainda estava no país.

Também apoiaram o voto de pesar os senadores Romero Jucá (PSDB-RR) e Roberto Saturnino (PT-RJ). Na presidência da sessão, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) associou-se à -justa homenagem-.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: