Lúcia Vânia destaca importância de Sueli Carneiro

Da Redação | 27/03/2003, 00h00

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) premiou com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, nesta quinta-feira (27), a ativista Sueli Carneiro, fundadora do Gueledés - Instituto da Mulher Negra. A ativista está em uma conferência internacional sobre direitos humanos e por isso foi representada por Maria Aparecida da Silva, a Cidinha, personalidade também atuante nessa área. A representante de Sueli recebeu também flores de Jupira Barbosa, há mais de 80 anos na luta pelos direitos das mulheres no mundo.

Lúcia Vânia lembrou que, durante muito tempo, as mulheres costumavam ser apresentadas por homens, mas isso vem mudando graças a iniciativas como o trabalho de Sueli Carneiro e o prêmio Bertha Lutz.

- Em onze anos de criação, o Gueledés impulsionou o debate político sobre a necessidade de adoção de políticas públicas, inclusive para a realização do princípio de igualdade e de oportunidade para todos. Suas ações referem-se ao combate ao racismo, à discriminação e à violência sexual, além de prestar apoio jurídico às vítimas desses problemas. Promove ainda a defesa dos direitos de portadores de doenças de origem genética ou de maior incidência na população negra - afirmou.

A senadora destacou que hoje está sendo instalada a Subcomissão da Infância, Adolescência e Juventude, no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Nessa subcomissão, destacou, serão discutidas políticas públicas para os jovens brasileiros.

Ao encerrar a sessão, a presidente do Conselho Bertha Lutz, senadora Serys Slhessarenko (PT-MS), destacou o lançamento do livro Direitos Humanos das Mulheres... em Outras Palavras, editado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.

- Esta é uma iniciativa de máxima importância. Trata-se de uma publicação em linguagem acessível e popular, contendo três das convenções internacionais mais importantes relacionadas aos direitos das mulheres. Este livro dá subsídios às mulheres brasileiras para buscarem seus direitos nos âmbitos público e privado. Sua publicação é mais um passo em direção à consolidação da cidadania nesse país - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: