Sarney lamenta morte de Jean-Luc Lagardère

Da Redação | 19/03/2003, 00h00

O presidente do Senado, José Sarney, lamentou em Plenário a morte de Jean-Luc Lagardère, o mais renomado empresário francês, presidente do grupo Lagardère, controlador de inúmeras empresas, dentre as quais o senador destacou a indústria aeronáutica Aerospatiale; a Matra, uma gigante da indústria pesada; e empresas da área petroquímica e de computadores.

Nesse legado, Sarney citou também o maior grupo europeu de mídia, que se agrega em torno da editora Hachette, com mais de 300 revistas, jornais, canais de televisão e produtora de cinema. -Venho registrar o nosso pesar e a nossa solidariedade com a França pela grande perda-, disse o presidente, pedindo que a Casa envie à viúva, Bethy Lagardère, e ao único filho do empresário, Arnaud Lagardère, manifestações de condolência.

O senador disse que, em algumas visitas à França, recebeu de Jean-Luc Lagardère manifestações de gentileza e solidariedade. Também afirmou que o empresário era um amigo do Brasil, casado com uma brasileira de Minas Gerais, mulher culta e inteligente, que infundiu no marido o amor pelo Brasil.

- O Brasil tinha em Jean-Luc Lagardère um amigo e admirador - afirmou o parlamentar, elogiando também a ação do empresário em favor da literatura estrangeira. De acordo com Sarney, a editora Hachette, a maior da Europa, tinha uma divisão - a Hachette Literatura - que editava autores estrangeiros, muitos da América Latina. Foi essa editora que lançou as duas primeiras obras de José Sarney publicadas na França - Au-delà des Fleuves e Capitaine de la Mer Océane .

Embora atualmente seja traduzido na França por uma editora concorrente da Hachette, Sarney disse que nem por isso poderia deixar de prestar essa homenagem a Jean-Luc Lagardère, reconhecendo o grande trabalho que ele prestou à literatura e à amizade entre a França e o Brasil. -Perde a França um grande homem, que cumpriu uma grande vida, e o Brasil, um amigo e torcedor-.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: