Quintanilha pede formação de geriatras, pois em 17 anos Brasil terá 38 milhões de idosos

Da Redação | 26/02/2003, 00h00

O senador Leomar Quintanilha (PFL-TO) defendeu, nesta quarta-feira (26), o incentivo à formação de médicos geriatras e técnicos em gerontologia social, pois o Brasil terá 38 milhões de pessoas com mais de 60 anos em apenas 17 anos. Hoje, os 15 milhões de brasileiros com mais de 60 anos são atendidos por apenas 550 médicos geriatras e 350 gerontólogos sociais.

- Cada um desses profissionais teria de atender a cerca de 30 mil idosos, o que é totalmente impossível. Desse forma, fica sem qualquer assistência especializada uma grande parcela da população idosa - disse.

Presidente da subcomissão do idoso, criada no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Leomar Quintanilha anunciou que está pronta a Cartilha do Idoso, preparada pela subcomissão, onde podem ser encontradas informações referentes a idosos, inclusive toda legislação que trata da área. O trabalho está à disposição de técnicos e interessados nestas questões.

O senador lamentou que o envelhecimento da população brasileira não venha sendo encarado como um problema sério. Na Subcomissão do Idoso, os senadores vêm discutindo e aprovando leis para amenizar os problemas dos idosos e destacou que a maior vitória conseguida em 2002 foi a criação do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, vinculado à Secretaria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça.

Para presidir o Conselho Nacional do Idoso foi indicada recentemente Maria José Barroso, -que tem uma excelente folha de serviços prestados- aos idosos no Ceará e que lutou pela criação da Política Nacional do Idoso, conforme Leomar Quintanilha.


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: