Tuma pede maior segurança a poupadores

Da Redação | 27/06/2002, 00h00

O senador Romeu Tuma (PFL-SP) recorreu ao exemplo da fraude contábil praticada pela empresa norte-americana WorldCom, controladora da Embratel, para fazer nesta quinta-feira (27) um alerta sobre a necessidade de se garantir a segurança de poupadores brasileiros contra ações da mesma natureza.

Ele recordou a aplicação, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), de multa de R$ 28 milhões contra os controladores das Fazendas Unidas Boi Gordo, que teriam prometido aos poupadores retorno de 40% sobre o capital investido em apenas 18 meses. O senador observou que inquérito aberto pela CVM demonstrou a existência de irregularidades no empreendimento.

- É hora de dar um basta, pois não podemos mais tolerar que escroques lesem o patrimônio de nossos poupadores. A sociedade está farta de crimes impunes, que chegam ao narcotráfico, ao seqüestro e se alimentam da cultura da impunidade - afirmou Tuma.

Na opinião do senador, o episódio da WorldCom, que levou à queda de bolsas no mundo inteiro, demonstra que a crise econômica é internacional. Em aparte, o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) observou que o cenário econômico mundial tem sua cota de contribuição nas turbulências que afetam o mercado brasileiro.

Ao abordar o problema da criminalidade no Brasil, Tuma isentou a governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, de responsabilidade sobre o aumento da criminalidade na capital fluminense. Para ele, o Estado precisa se reorganizar para melhor combater o crime, que não atinge apenas o Rio, mas várias cidades do país.

Tuma defendeu ainda uma reação a atitudes recentes de criminosos, como o ataque com tiros de metralhadoras à sede administrativa da Prefeitura do Rio de Janeiro. Ele observou que fatos como esse vêm ocorrendo na Colômbia e disse que o Brasil não pode permitir que eles se multipliquem.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: