Lobão destaca desempenho da indústria apesar do racionamento de energia

Da Redação | 28/11/2001, 00h00

O desempenho da indústria brasileira, especialmente o setor têxtil, desde o início do racionamento de energia elétrica, foi aplaudido nesta quarta-feira (28) pelo senador Edison Lobão (PFL-MA), que destacou o trabalho desenvolvido pelos ministros da Minas e Energia, José Jorge, e da Casa Civil, Pedro Parente, na Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica. Lobão disse que a indústria buscou alternativas para evitar cortes como o banco de horas, a redução dos turnos e a reorganização do tempo de uso dos equipamentos.

Ao contrário do que era esperado, observou o senador, houve aumento de produção em determinados segmentos industriais, com abertura de novas vagas para empregos.

- Um dos exemplos mais notáveis desse crescimento está no segmento têxtil, que vai recuperando para o Brasil a sua vocação para esse setor, que responde atualmente por 13,5% do PIB industrial e por 13,6% dos empregos gerados na indústria de transformação - afirmou Lobão.

O senador Romeu Tuma (PFL-SP) lembrou que a abertura das importações, em passado recente, trouxe grande sofrimento para a indústria têxtil e serviu apenas para incentivar o contrabando. Ele recordou também que, há dois ou três anos, o PFL discutiu e propôs medidas para a recuperação da cultura do algodão e do parque têxtil no país. O senador Arlindo Porto (PTB-MG) destacou a postura equilibrada e tranqüila do ministro José Jorge na condução das medidas referentes ao racionamento de energia elétrica, afirmando que o Brasil tem capacidade de produção e de exportação.

O senador Lindberg Cury (PFL-DF) anunciou a vitória brasileira em recente reunião da Organização Mundial do comércio, no Qatar, onde esteve como membro de comissão ministerial, com a abertura de mais um mercado para exportação. Ele ainda criticou as medidas protecionistas dos países desenvolvidos para produtos agrícolas. O senador Carlos Wilson (PTB-PE) lembrou esforço que fez à frente do governo pernambucano pela recuperação do setor têxtil no estado. Segundo ele, este setor é "uma das alternativas econômicas de alta valia para o Nordeste nesse momento de crise energética".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: