Senado aprova voto de pesar pela morte do ex-deputado Amaury Müller

Da Redação | 03/09/2001, 00h00

O Senado aprovou requerimento de pesar apresentado pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), pela morte do ex-deputado federal Amaury Müller, ocorrida na sexta-feira (dia 31). Müller, que estava internado há 70 dias no Pavilhão Pereira Filho da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre (RS), vítima de câncer de pulmão, foi sepultado no sábado (dia 1º), no cemitério municipal de Ijuí (RS).

Nascido no município de Cruz Alta (RS) em 17 de janeiro de 1936, Amaury Müller, além de político, era jornalista e economista. Em 1964 foi preso pelo regime militar. Seu primeiro mandato como deputado federal foi conquistado em 1970, pelo então MDB. Cinco anos depois, reelegeu-se, mas, em março de 1976, foi cassado através do AI-5, por ter feito discurso contrário ao regime militar, em Palmeira das Missões (RS).

Depois de se transferir para o PDT, Amaury Müller exerceu outros três mandatos na Câmara dos Deputados: em 1983, 1987 e 1991. Durante a Constituinte de 1988, ele trabalhou pela reforma agrária, pelos direitos do homem e da mulher do campo e pela redução da jornada de trabalho. Uma de suas propostas foi a aposentadoria para a dona de casa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: