BEZERRA DISCORDA DE ÓRGÃO ÚNICO PARA ATIVIDADES OPERACIONAIS DOS TRANSPORTES
Da Redação | 19/12/2000, 00h00
O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) discordou da transformação do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) em um órgão que reuniria todas as atividades operacionais relativas aos transportes, que se chamaria Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes. A proposta faz parte do projeto de lei encaminhado pelo governo ao Congresso Nacional, que se encontra em discussão na Câmara dos Deputados. Bezerra disse que é preciso levar-se em consideração que o transporte rodoviário representa 95% das pessoas e 60% das cargas transportadas no Brasil.
- Considerando ainda que a política governamental para o setor está nitidamente voltada à desestatização das demais atividades operacionais de transporte, aquaviárias, ferroviárias e portuárias, pode-se prever que, em pouco tempo, caberá ao novo departamento a única e exclusiva função de gerenciamento do transporte rodoviário - acrescentou.
Segundo Bezerra, torna-se impróprio e dispendioso todo um processo de transformação do atual órgão, "perdendo-se uma história de meio século e toda a tradição, nacional e internacional, que tem hoje o DNER". Para o senador, seria melhor identificar as outras poucas atividades que causam diferença entre o DNER e o órgão proposto e congregá-las em outro órgão operacional do Ministério dos Transportes ou às novas agências reguladoras correspondentes.
Não querendo ser confundido com um opositor à modernização da gestão do setor de transportes, Bezerra disse que não compactua com desmandos e descaminhos na ação pública, mas não pode ser favorável ao desperdício de um valioso acervo de conhecimento e de metodologia de ação do DNER, "em função de eventuais fraudes e corrupção no órgão, como tem sido anunciado pela imprensa nacional".
- Considerando ainda que a política governamental para o setor está nitidamente voltada à desestatização das demais atividades operacionais de transporte, aquaviárias, ferroviárias e portuárias, pode-se prever que, em pouco tempo, caberá ao novo departamento a única e exclusiva função de gerenciamento do transporte rodoviário - acrescentou.
Segundo Bezerra, torna-se impróprio e dispendioso todo um processo de transformação do atual órgão, "perdendo-se uma história de meio século e toda a tradição, nacional e internacional, que tem hoje o DNER". Para o senador, seria melhor identificar as outras poucas atividades que causam diferença entre o DNER e o órgão proposto e congregá-las em outro órgão operacional do Ministério dos Transportes ou às novas agências reguladoras correspondentes.
Não querendo ser confundido com um opositor à modernização da gestão do setor de transportes, Bezerra disse que não compactua com desmandos e descaminhos na ação pública, mas não pode ser favorável ao desperdício de um valioso acervo de conhecimento e de metodologia de ação do DNER, "em função de eventuais fraudes e corrupção no órgão, como tem sido anunciado pela imprensa nacional".
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Primeira página
Últimas
18/04/2024 18h33
Rádio Senado tem programação em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas
18/04/2024 17h45
Sessão temática vai debater o Plano Nacional de Educação