VALMIR AMARAL QUER SOCIEDADE MAIS JUSTA EM 20001

Da Redação | 15/12/2000, 00h00

O problema da miséria é o principal a ser atacado no ano de 2001, apontou o senador Valmir Amaral (PMDB-DF), em pronunciamento sobre as atividades políticas do país no ano 2000. "Que as famílias não precisem da caridade alheia para terem o mínimo necessário à sobrevivência e que todos alcancem condições de proverem o seu sustento pelos próprios meios, com dignidade", disse.

Valmir Amaral, que assumiu o mandato em junho após a cassação de Luiz Estevão, se disse orgulhoso e admirado com a qualidade do trabalho realizado pelo Senado Federal. Ele se disse especialmente interessado nas questões relacionadas aos grupos sociais mais necessitados de apoio: pobres, crianças carentes, idosos e deficientes.

O senador defendeu medidas urgentes para remediar a pobreza que ainda pesa sobre o país. Empresário de origem pobre, Valmir Amaral disse que vai estudar as leis já existentes, as ações do governo e da sociedade para solução do problema e, assim, ter condições de acrescentar idéias e iniciativas para melhorar a vida das pessoas.

Outro problema que, segundo o senador, merece atenção das autoridades é a segurança pública. "Para resolver o problema, precisamos não só de policiamento, mas também de programas sociais educativos", disse, acrescentando que os jovens são os que mais se envolvem em brigas com desfecho fatal e em acidentes de trânsito. O senador lembrou destacou que especialistas apontam as desigualdades sociais, o desemprego, falta de estrutura no lar, drogas e superpopulação como as principais causas da violência. "O Brasil aguarda a contribuição do Senado na solução desses problemas", disse.

Em aparte, o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) parabenizou Amaral por seu primeiro pronunciamento da tribuna e por tratar de assuntos tão importantes para o Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: