TV SENADO JÁ PODE SER VISTA POR 44 MILHÕES EM TODO O PAÍS

Da Redação | 08/12/2000, 00h00

A entrada da TV Senado em mais um canal do Satélite Brasilsat B-1, gerenciado pela Embratel, vai elevar o alcance da emissora para um universo de 44 milhões de telespectadores em todo o Brasil. O ingresso da TV Senado em mais um canal daquele satélite, na banda C, somente se tornou possível no último dia 19, após diligências feitas pela atual Mesa Diretora da Instituição, presidida pelo Senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), para ocupar uma vaga surgida na área analógica daquele satélite, após cinco anos de espera. A nova conquista da Mesa Diretora do Senado foi, inclusive, lembrada na última quarta-feira pelo senador Tião Viana (PT-AC), em pronunciamento que fez em Plenário.

A partir de agora, a TV Senado passa a operar simultaneamente nas áreas analógica e digital do satélite B-1, mais que triplicando o seu alcance anterior, que era estimado pelos organismos técnicos de operadoras a cabo em 12 milhões de telespectadores. Com este salto no seu alcance em todo o país a TV Senado, após cinco anos de existência, praticamente atinge sua maioridade como veículo de comunicação, segundo entende o Diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Fernando César Mesquita.

Segundo estimativas do Ministério das Comunicações, há no Brasil um total aproximado de 8 milhões de antenas parabólicas instaladas. Se for levado em conta que há uma média de 4 telespectadores para cada antena instalada, como estimam as associações do setor, chega-se a um número de 32 milhões de telespectadores. Fazendo-se o mesmo cálculo com os cerca de 3 milhões de assinantes das TVs por cabo e similares (MMDS e satélite banda Ku), chega-se a um número de 12 milhões de telespectadores, que somados aos 32 milhões do grupo usuário de antena parabólica, leva a um total um total de 44 milhões de telespectadores ao alcance da TV Senado.

CANAL ABERTO

Em novembro próximo, um novo e importante salto aguarda a TV Senado: a entrada na categoria das emissoras de canal aberto, passando a operar em UHF, inicialmente para todo o Distrito Federal, através do canal 51, mas abrindo em seguida a possibilidade imediata de retransmissão para os mais de cinco mil municípios brasileiros. Até agora, mais de 500 câmaras municipais e prefeituras mostraram formalmente interesse em firmar convênio para a retransmissão da TV Senado em suas localidades.

Com essa iniciativa, a TV Senado estará atendendo a milhares de eleitores que vinham cobrando do Senado a abertura do canal da sua TV, de modo a democratizá-lo ainda mais, deixando-o acessível mesmo para os que não têm parabólicas ou não são assinantes de operadoras de TVs a cabo e similares.

Com o início da geração em UHF e convertendo-se numa unidade geradora, a TV Senado estará recebendo as manifestações de interesse de retransmissão das Câmaras, Assembléias Legislativas ou das Prefeituras a fim de firmar convênios com estas instituições. Os interessados devem ligar para o serviço telefônico gratuito do Senado, 0800-612211.

Um outro passo importante na linha de democratização da TV Senado, virá do que está previsto em projeto de lei de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que obriga as empresas que operam em MMDS (por onda) ou qualquer outro sistema, a exemplo do que já ocorre com as operadores de TVs a cabo, a incluírem nos seus cardápios de canais oferecidos aos seus usuários, a TV Senado e a TV Câmara.

O projeto de lei do senador paranaense encontra-se no momento tramitando na Câmara dos Deputados e após sua aprovação e posterior sanção pelo Presidente da República, contribuirá para abrir ainda mais o leque de alcance das duas emissoras, tornando mais democrático ainda o seu acesso.

Desde o último dia 19, os telespectadores que possuem antenas parabólicas e que recebem sinal analógico, estão podendo sintonizar a TV Senado. Para tanto, basta o usuário acionar o botão de "polarização" do seu receptor, colocando-o na posição horizontal. Se o aparelho tiver display numérico, a freqüência a ser ajustada é de 4.130 MHz. Se não tiver esse dispositivo, basta ir mexendo no botão, até aparecer a imagem da TV Senado.

Por enquanto, a TV Senado está operando em fase experimental para esses receptores com antenas parabólicas. Nessa fase, foram identificados alguns problemas, entre eles algum chuvisco na imagem ou mesmo a captação de uma imagem em preto e branco. Esses problemas, segundo informou a direção da TV Senado, já foram solucionados pela Embratel, após ter sido acionada pelo setor técnico da emissora.

A persistirem alguns desses problemas, contudo, o telespectador deve, ele mesmo, proceder a uma sintonia fina no seu aparelho ou buscar o auxílio de um técnico. Se o problema não for solucionado, o telespectador deve entrar em contato com a TV Senado, através do serviço de telefonia gratuita, discando o 0800-6122

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: