SUPLICY: RESGATE DA DÍVIDA SOCIAL EXIGE AÇÃO MAIS EFICAZ

Da Redação | 01/12/1999, 00h00

Embora alguns indicadores tenham melhorado, o resgate da dívida social continua a exigir ação mais eficaz das autoridades, conforme afirmou nesta quarta-feira (dia 1º) o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) tomando como base os dados da última PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), realizada pelo IBGE, que aponta queda de 0,9% na renda do trabalhador em 1998.
Lembrando pronunciamento feito em 15 de dezembro de 1994 pelo então senador e presidente eleito Fernando Henrique Cardoso sobre as perspectivas de melhoria nos índices sociais, Suplicy destacou que os avanços estão aquém do esperado. "Que será dos milhões de adultos analfabetos e semi-analfabetos inempregáveis pela indústria, pelos serviços e até pela agricultura moderna? Ao menos os filhos deles terão direito à esperança de uma vida melhor?", dizia o presidente na ocasião.
A pesquisa do IBGE mostra, conforme Suplicy, que os 10% mais ricos da população concentram 46,5% da renda, enquanto a metade mais pobre da população ocupada só detém 14% da renda total, embora persista uma tendência lenta de desconcentração da renda. Já o desemprego, que era de 7,8% em 1997, subiu para 9% em 1998, sendo que a agricultura registrou a perda de 433 mil postos de trabalho no ano passado.
Um dado favorável, conforme Suplicy, é que o número de crianças entre 5 e 14 anos que se encontram trabalhando caiu de 4 milhões para 2,9 milhões, "mas é preciso avançar com maior rapidez para erradicação do trabalho infantil", afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: