PROJETO DE ODACIR EXIGE VEÍCULOS MENOS POLUENTES

Da Redação | 06/02/1998, 11h30

Para evitar a elevação dos índicesde poluição urbana decorrente doaumento do número de veículos em circulação, o senadorOdacir Soares (PTB-RO) apresentou projetode leideterminando que as empresas montadoras, instaladas no Brasil adotem a mesma tecnologiausada na fabricação de veículos no país de origem, contra gases poluentes.

Ele argumenta, na justificação do projeto, que as diversas fábricas de veículos no exterior são rigorosamente obrigadas a criar sistemas de eliminação de gases tóxicos emitidos pormotores a combustão.

O projeto obriga as montadoras a reproduzirem cartilhas informativaselaboradas pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) sobre procedimentos de uso e manutenção necessários à redução da emissão de gases tóxicos, para serem distribuídas aos comparadores de veículos novos.

RONDÔNIA

Odacir Soares informouque na próxima quarta-feira (dia 12) o governador de Rondônia, Valdir Raupp, estará em Brasíliapara a formalização de acordo sobre a renegociação da dívida do estado para com o governo federal,que resultou na ampliação do prazo de 12 para 30 anos.

Na avaliaçãode Odacir, a obtenção dessa flexibilidade, além de desafogar o orçamento estadual a médio e longo prazos, "viabilizaa solicitação de novos pleitos no âmbito federal".

- Essa é uma vantagem que Rondônia tem para avançar nos projetos de infra-estrutura, especialmente naqueles que dependem de convênio com diversos ministérios - disse o senador

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: