LEONEL PAIVA DIZ QUE DECLARAÇÃO ESTÁ ATUALIZADA PARA O MUNDO DE HOJE

Da Redação | 10/12/1997, 10h20

A Declaração Universal dos Direitos do Homem está identificada com os novos tempos e com os anseios majoritários da opinião pública mundial. A opinião foi manifestada hoje (10) pelo senador Leonel Paiva (PTB-DF), ao fazer sua saudação à data em que se comemoram os 50 anos da feitura daquele documento, proclamado em 10 de dezembro de 1948.

Segundo o senador, a Declaração reafirma direitos como liberdade de pensamento, de consciência, de religião, "e, mais doque eles, introduz os direitos sociais, nos quais se destacam o direito ao trabalho, à educação, à segurança social e a um nível satisfatório de vida, com repouso e lazer".

- Em apenas 30 artigos, cuja elaboração contou com a participação decisiva de um brasileiro, Austregésilo de Athayde, tantas vezes presidente da Academia Brasileira de Letras e orador escolhido para fazer o discurso solene de proclamação do documento, a Declaração explicita os direitos fundamentais, a partir dos quais gravitam tantos outros, derivados e secundários", disse.

Leonel Paiva acrescentou que o documento reafirma o conceito de cidadania a todos os povos, em que pesem os paradoxos e as contradições deste final de século, quando analfabetos convivem com a mais alta tecnologia, e o conforto e as facilidade da vida material moderna não atingem "colossais contingentes de deserdados e excluídos em todos os cantos".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: