MP DOS IDOSOS FOI ERRO POLÍTICO, AFIRMA SIMON

Da Redação | 04/12/1997, 10h01

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) sugeriu hoje (dia 4) ao governo a retirada da medida provisória referente aos idosos e portadores de deficiência que vivem em estado de pobreza absoluta, classificando a edição da MP um erro político a que o presidente Fernando Henrique Cardoso foi induzido por sua assessoria.

Ele elogiou a agilidade do líder do governo no Congresso, senador José Roberto Arruda (PSDB-DF), que evitou a votação da medida na sessão da noite de ontem (dia 3), "onde o governo poderia ser derrotado", e comprometeu-se a buscar seu aprimoramento quando da reedição.

Na avaliação de Simon, "melhor seria não reeditar essa medida, pois não há como melhora-la, de tão ruim que é". O senador mostrou-se surpreso, "depois de conviver tanto tempo com Fernando Henrique Cardoso", em constatar que o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, a quem, conforme disse, sempre fez restrições, demonstrou, ao tratar do assunto, "a sensibilidade que Fernando Henrique nãotem".

Pedro Simon concluiu ser urgente colocar "alguém com sensibilidade política na secretaria da Presidência", aproveitando o fato de, conforme assinalou, o atual titular ter manifestado de público a intenção de abandonar o cargo.

O senador Edison Lobão (PFL-MA) aparteou Simon para registrar o "elogio ao governo" no tratamento da questão. O senador gaúcho enfatizou que elogiou a liderança política do governo no Congresso, que contribuiu para a retirada de pauta da medida.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: