JÚLIO CAMPOS HOMENAGEIA AGRÍCOLA PAES DE BARROS

Da Redação | 04/11/1997, 16h43

O senador Júlio Campos (PFL-MT) homenageou o médico, jornalista e ex-deputado federal mato-grossense Agrícola Paes de Barros, que estaria fazendo 100 anos hoje (dia 4). Na opinião do senador, Barros foi um "visionário além do seu tempo, um político de vanguarda e o médico dos mais humildes".

Júlio Campos lembrou que Agrícola Paes de Barros, falecido em 1969, era um médico humanista e atendia de graça a população carente de Mato Grosso. Além disso, acrescentou, fundou vários jornais em Cuiabá - A Luz, O Fifó, A Plebe e Brasil Oeste - onde "defendia os interesses dos mais humildes".

Conforme o senador, Agrícola Paes de Barros foi vereador em Cuiabá, deputado estadual e federal, participando da Constituinte de 1945, e um dos fundadores do PTB, tendo participado também da campanha "O Petróleo é Nosso". Júlio Campos elogiou ainda o suplemento especial dedicado a Barros no jornal A Folha do Estado.

Em aparte, o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) associou-se às homenagens, afirmando que Agrícola Paes de Barros foi "uma das figuras mais notáveis da política mato-grossense".

Por sua vez, o senadorEduardo Suplicy (PT-SP) registrou que o filho e o neto do compositor Pixinguinha, cujo centenário de nascimento está sendo comemorado este ano, encontravam-se na tribuna de honra do plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:

Senado Agora
17h27 Sessão deliberativa: O presidente do Senado, Eunício Oliveira, marcou sessão deliberativa para esta quarta-feira (19), a partir das 10h, com previsão de votação nominal.
17h11 Educação: Plenário aprovou a notificação imediata dos conselhos tutelares no caso de faltas escolares 30% maiores que o permitido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O PLC 89/2018 vai à sanção presidencial.
17h08 Orçamento de 2019: O presidente do Senado, Eunício Oliveira, anunciou que o Congresso Nacional deverá votar o projeto do Orçamento da União de 2019 nesta quarta-feira (18) ou nesta quinta-feira (19).
Ver todas ›