RAMEZ TEBET DIZ QUE DESIGUALDADE AMEAÇA O EQUILÍBRIO DA FEDERAÇÃO

Da Redação | 21/10/1997, 11h02

O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) afirmou hoje (dia 21) que o desequilíbrio regional no Brasil representa um risco para a federação brasileira.A seu ver, o governo "precisa adotar políticas específicas" para evitar o exacerbação das diferenças entre as unidades federativas e entre as regiões do país. Ele disse ser incompreensível que, 60% dos R$ 17 bilhões de investimentos públicos previstos para próximo ano estejam destinados às regiões mais desenvolvidas.

- O Senado Federal tem a obrigação indeclinável de debater o assunto e apontar soluções para o problema. O país necessita de uma política capaz de promover o desenvolvimento regional e criar condições para uma sociedade mais justa, mais humana e mais cristã - disse.

Ramez Tebet informou que a questão da desigualdade foi tema de debate promovido na segunda-feira (dia 20), via Embratel, pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg). Ele disse ter participado do encontro que, conforme salientou, reuniu ainda o governador da Bahia, Paulo Souto, o deputado Moreira Franco (RJ) e diversos economistas. "Foi constatação unânime que o Brasil precisa adotar urgentemente medidas para o combate às desigualdades regionais", afirmou.

O senador destacou que regiões como Nordeste e Centro-Oeste têm muitas riquezas naturais que precisam ser exploradas, mas lamentou a falta de investimentos para que possam, por exemplo, atrair maior número de turistas estrangeiros. Na sua opinião, é inadmissível que países como Argentina e México recebam anualmente 8 milhões de turistas, enquanto o Brasil é visitado por apenas três milhões de pessoas por ano.

- Na importante iniciativa da Adesg, tive a oportunidade de deixar ratificada a necessidade de que o Centro-Oeste receba um empurrão para que possa contribuir para a melhoria das condições de vida de seushabitantes e das demais regiões do país. O Pantanal, conhecido mundialmente, precisa apenas de infra-estrutura adequada e sabemos que a exploração turística é uma excelente fonte de emprego - frisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: