FREIRE DENUNCIA DISCRIMINAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL NO CASO DO BANAP

Da Redação | 18/09/1997, 17h53

O senador Roberto Freire (PPS-PE) afirmou que a liquidação extra-judicial do Banco do Estado do Amapá (Banap) evidenciou postura discriminatória "não rara" do Executivo em relação aos estados do Norte e do Nordeste. "O pacto federativo não funciona igualmente para todos os estados, e, lamentavelmente, o governo federal não nos reserva a mesma cautela e respeito que guarda para o restante do país", enfatizou.

Freire considerou "apressada, intempestiva e desrespeitosa" a forma com que o Banco Central interveio no Banap, por não levar em conta negociações entre o governo do estado e o próprio BC, que, segundo disse, objetivavamcapitalizar e recuperar o banco estadual.

De acordo com o senador, só foi possível impedir a fraude contra investidores estrangeiros em lançamento de títulos do Banap porque o governo do estado, "que já tinha identificado a falcatrua, suspendeu a operação e iniciou as investigações".

- Se a história acontecesse em Minas, São Paulo ou Rio Grande do Sul, mesmo que os governos desses estados não tivessem cancelado a operação fraudulenta, como aconteceu no Amapá, o Banco Central não teria a mesma atitude -concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: