SENADO TEVE UMA SEMANA COM MUITO DEBATE

Da Redação | 07/08/1997, 17h05

A primeira semana de agosto teve muito debate no Senado. Entre outras coisas, os senadores sabatinaram hoje (dia 7) na CAE, por mais de quatro horas, o diretor do Banco Central Gustavo Franco, indicado pelo presidente da República para o cargo de presidente do BC (ver matéria à pág. X). Já a Comissão de Assuntos Sociais ouviu ontem (dia 6), também por mais de quatro horas, vários dirigentes de entidades de classe das polícias civil e militar de todo o país sobre a crise das PMs. Durante a semana, foram feitos vários discursos, em plenário, sobre a situação das polícias militares.

Os debates não ficaram restritos às dependências do Senado. Na terça-feira, milhares de prefeitos, vereadores e servidores de legislativos participaram, via Embratel, de uma teleconferência, aberta pelo presidente Antonio Carlos Magalhães, destinada a ensinar como obter verbas federais sem intermediários. A teleconferência, transmitida para 112 auditórios em todo o país, durou três horas e os participantes apresentaram 340 perguntas.

Na segunda-feira (dia 4), senadores do Centro-Oeste e de Minas Gerais participaram de uma audiência pública, na cidade de Itumbiara (GO), para discussão das obras que vão duplicaras BR-153 e BR-050, que ligam Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

O plenário aprovou ainda nesta semana duas matérias, uma delas autorizando o presidente da República a restituir os bens do ex-deputado federal Osmar Dutra, cassado pela Junta Militar, em 1969, e que também teve seus bens confiscados, apesar de não dever qualquer imposto.

A Comissão de Assuntos Sociais analisou ontem (dia 6) sete projetos, aprovando o parecer do senador Valmir Campelo (PTB-DF) sobre uma proposta que inclui na jornada de trabalho o tempo gasto pelo empregado, em condução fornecida pelo patrão, para ir e voltar ao serviço, nos locais de difícil acesso ou sem transporte público.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania reuniu-se na quarta-feira para iniciar a apreciação de recurso do senador Geraldo Melo (PSDB-RN) contra a decisão da CPI dos Precatórios que emendou, com votos em separado, o parecer do relator, Roberto Requião (PMDB-PR). O recurso deve ser votado na próxima quarta-feira.

Os senadores apresentaram à Mesa, durante a semana, sete projetos de lei e uma proposta de emenda constitucional. As propostas são de autoria dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS), José Roberto Arruda (PSDB-DF), Lauro Campos (PT-DF), Esperidião Amin (PPB-SC) e Lúcio Alcântara (PSDB-CE).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: