RAMEZ TEBET PROPÕE PACTO FEDERATIVO

Da Redação | 03/07/1997, 17h10

O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) propôs hoje (dia 3) a formaçãode um pacto federativo, envolvendo o presidente da República, os governadores e as principais lideranças do país, com o objetivo de encontrar soluções que possam fortalecer a federação e trazer benefícios imediatos ao povo brasileiro.

- Fernando Henrique Cardoso tem dado demonstração de que quer acertar, quer conduzir o país a um porto seguro. Que ele ouça nosso apelo, chamando governadores, as principais lideranças do Congresso Nacional, para que se encontrem soluções emergenciais. É melhor prevenir do que remediar.

Ramez Tebet disse que as propostas de reformas constitucionais, que se encontram em análise no Congresso, são absolutamente necessárias. No entanto, a seu ver, terão efeito a longo prazo e o país precisa de remédios mais urgentes para salvar a federação, os estados e municípios que enfrentam graves problemas financeiros.

O senador lembrou a paralisação dos policiais de Minas Gerais e a possível greve dos policiais do Pará, destacando que os servidores civis e militares também reclamam por reajustes salariais. Esses fatos, segundo o senador, "exigem a soma de esforços, a união e o desprendimentoe para que isso aconteça é necessária a vontade de reordenar a federação brasileira".

Em aparte, o senador Levy Dias (PPB-MS) disse que o problema do país não é de dinheiro, mas de gerência. Assinalou que quando leis como a do Fundo de Estabilização Fiscal e a Kandir, que isenta de ICMS as exportações, acabam "arrebentando nas costas dos estados". Para Levy Dias, "tem-se feito muita festa com o chapéu dos outros". O senador Josaphat Marinho (PFL-BA) elogiou o discurso de Ramez Tebet,ressaltando o esforço do Congresso para oferecer ao país as medidas legislativas adequadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: