SENADO VAI TREINAR LEGISLATIVOS DO PAÍS

Da Redação | 25/06/1997, 12h01

O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, abrirá no dia 5 de agosto uma nova fase nos cursos de treinamento da Casa, desta vez destinados a deputados estaduais, vereadores e funcionários das assembléias estaduais. Será uma teleconferência, via Embratel, destinada a ensinar como obter recursos públicos sem intermediação.

Trata-se da primeira teleconferência programada pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) para o segundo semestre, as quais serão substituídas, no próximo ano, por cursos transmitidos pela TV Senado. Os cursos pela TV vão ensinar como fazer um orçamento, acompanhar sua execução, elaborar projetos de lei eprestar contas.

- Nosso objetivo é aprimorar o trabalho dos legislativos brasileiros. Existem prefeitos que não sabem sequer como preparar um orçamento municipal - esclarece o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia.

Conforme o diretor, já no ano que vem a imagem da TV Senado estará chegando a quase todos os municípios brasileiros. Está sendo negociado um acordo com o Banco do Brasil, que se encarregará de colocar, em auditórios indicados pelos prefeitos, equipamentos para receber os sinais da TV Senado. Os cursos serão ministrados em horários que não coincidem com as transmissões ao vivo dos trabalhos da Casa.

Esse intercâmbio com legislativos do país acontecerá ao mesmo tempo em que o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) amplia seus programas de treinamento de servidores do Senado. Neste segundo semestre, serão oferecidos aos funcionários 47 cursos, geralmente com a duração de uma semana, abrangendo processo legislativo, orçamento e administração financeira, legislação básica do setor público e língua portuguesa. Pela experiência do ILB, os cursos mais procurados são os de licitação pública, orçamentos e técnicas legislativas.

Ainda para o ano que vem, o Senado promoverá intercâmbio com parlamentos de outros países. Será assinado, entre outros, um acordo com o Congresso dos EUA para que o Senado tenha acesso, por computador, a toda documentação de sua biblioteca, considerada uma das mais completas do mundo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: