Ir para conteúdo principal

Senado aprova 16 indicações para embaixadas e postos diplomáticos

Rodrigo Baptista
Publicado em 3/12/2021

O Senado aprovou, na semana de esforço concentrado do fim de novembro e início de dezembro, 16 nomes indicados para chefiar embaixadas brasileiras e representações diplomáticas em organismos internacionais. Confirmados pelo Plenário, os embaixadores já estão aptos a assumir o comando dos novos postos.

Cincos deles foram aprovados pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) em reuniões em julho e outubro. Os 11 demais passaram por sabatinas nos últimos dias de novembro. Ao todo, 11 indicados ainda aguardam deliberação do Plenário do Senado. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, avalia convocar mais uma semana de votações para limpar a pauta, mas não confirmou a data. 

— Faremos um novo esforço concentrado do Senado Federal para as indicações remanescentes — apontou o presidente do Senado na quinta-feira (2) durante sessão plenária.  

No mais recente mutirão promovido pela CRE nos dias 25 e 30 de novembro, senadores sabatinaram 21 indicados pelo presidente da República para missões brasileiras no exterior. A presidente da CRE, senadora Kátia Abreu (PP-TO), afirmou que com esforço concentrado “não ficará praticamente ninguém pendente de sabatina para os postos”. 

Kátia também ressaltou o empenho da comissão e do chanceler Carlos Alberto Franco França em aumentar o número de mulheres no comando de embaixadas brasileiras. Ao todo, a CRE sabatinou sete diplomatas mulheres durante o esforço. 

— Hoje é um dia especial. Separamos as mulheres dos homens para reforçar a posição do apoiamento da CRE para o aumento de embaixadoras brasileiras no mundo — disse a senadora na reunião do dia 25.

Clique abaixo para saber mais sobre cada um dos países nos quais as representações brasileiras terão novos chefes e também para conhecer os indicados aos cargos de embaixadores.

Bélgica  BÉLGICA 

Equador  EQUADOR 

Finlândia  FINLÂNDIA 

Haiti  HAITI 

Honduras  HONDURAS 

Hungria  HUNGRIA 

Namíbia  NAMÍBIA 

Nicarágua  NICARÁGUA 

Peru  PERU 

Polônia  POLÔNIA 

Portugal  PORTUGAL 

Suécia  SUÉCIA 

Suíça  SUÍÇA 

Uruguai  URUGUAI 

OEA  OEA 

União Europeia  UNIÃO EUROPEIA 

Fontes: The World Factbook, ONU, Ministério da Economia e Google Maps


Reportagem: Rodrigo Baptista
Edição: Maurício Müller
Infografia: Cláudio Portella
Foto de capa: Jonas Pereira/Agência Senado