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z h p ( 1 x 2 ; i Primeira Locomotiva de Anapolis em 1935.
A Estrada de Ferro Goiás trouxe o progresso ao estado de Goiás, na primeira metade do século XX. A economia do estado sofria com a falta de um transporte rápido e eficiente, para transportar sua produção agrícola. Desde o final do século XlX, vários projetos foram encaminhados para a construção de uma ferrovia no estado, ligando-o aos principais centros econômicos do país, porém nenhum deles foi viabilizado. O estado continuou sujeito à precariedade das estradas. No começo do século XX, foi iniciada a construção da Estrada de Ferro Goiás, partindo da cidade de Araguari em Minas Gerais, importante centro econômico do Triângulo Mineiro. A ferrovia atravessou o rio Paranaíba, e avançou 200 quilômetros até a cidade de Roncador, onde parou por vários anos. Não havia interesse do governo Federal em investir no projeto, e no estado, a implantação da estrada contrariava o interesse de alguns segmentos sociais, que usufruíam de benefícios através da economia precária. Embora a economia de Anápolis fosse frágil, ela estava se fortalecendo graças a atividades mercantis e ao café, produto agrícola do qual a cidade passou a ser o maior produto em curto espaço de tempo. O traçado original da ferrovia previa uma estação na cidade, mas a expectativa dos anapolinos foi cedendo às incertezas devido ao atraso da obra. Entre 1914 e 1922 a ferrovia chegou a Pires do Rio, e em 1931 à Leopoldo de Bulhões, distante de Anápolis 50 quilômetros. Durante o percurso da construção da ferrovia, destacou-se um fato característico. Assim que era estabelecido o ponto terminal em determinado trecho, a localidade se desenvolvia, tornando-se o centro das atividades econômicas. Quando nova estação se estabelecia mais à frente, o antigo ponto terminal entrava em declínio. Assim os moradores das cidades privilegiadas não tinham interesse em apoiar a continuação da estrada. Entretanto havia também os andarilhos da ferrovia, que se estabeleciam nos pontos terminais, interessados na continuidade da via férrea, buscando ampliar seus patrimônios. Eram eles os mascates, proprietários de hotéis e pensões e representantes comerciais. A proximidade da estrada de ferro, trouxe esperança para a população de Anápolis, que pressionava a sua vinda para a cidade. Houve um surto migratório de pessoas, que vinham com o objetivo de adquirir terras, estabelecer comércio, realizar transações comerciais. Sob o comando do Sr. Wenefredo Portela, engenheiro chefe, a ferrovia teve um impulso a partir de 1933. Muito foi feito na preparação para receber a estrada de ferro. Através do incentivo da prefeitura com a isenção de impostos e taxas, os moradores pintaram suas casas, e fecharam os quintais com muros. As ruas da cidade foram reparadas, assim como os passeios. A organização da festa ficou a cargo de uma comissão de festejos, e as ruas foram decoradas com esmero, para a impecável recepção. No dia 7 de Setembro de 1935 uma multidão presenciou a chegada da primeira composição da Estrada de Ferro Goiás à estação de Anápolis, trazendo um crescimento econômico jamais visto. A partir dessa data negócios importantes e transações comerciais eram realizados a todo instante, a cidade expandiu, e novas ruas foram abertas. A iluminação pública chegou com o progresso da cidade, que se orgulhava de ser o ponto terminal da via férrea. Anápolis passou a destacar-se como um grande ponto de distribuição para Goiás e os estados vizinhos. H H Google 2020-05-28T15:47:23-03:00 Acervo Museu de Anápolis. 0220 \ : : Ducky 2 http://ns.adobe.com/xap/1.0/ Primeira Locomotiva de Anapolis em 1935.
A Estrada de Ferro Goiás trouxe o progresso ao estado de Goiás, na primeira metade do século XX. A economia do estado sofria com a falta de um transporte rápido e eficiente, para transportar sua produção agrícola. Desde o final do século XlX, vários projetos foram encaminhados para a construção de uma ferrovia no estado, ligando-o aos principais centros econômicos do país, porém nenhum deles foi viabilizado. O estado continuou sujeito à precariedade das estradas. No começo do século XX, foi iniciada a construção da Estrada de Ferro Goiás, partindo da cidade de Araguari em Minas Gerais, importante centro econômico do Triângulo Mineiro. A ferrovia atravessou o rio Paranaíba, e avançou 200 quilômetros até a cidade de Roncador, onde parou por vários anos. Não havia interesse do governo Federal em investir no projeto, e no estado, a implantação da estrada contrariava o interesse de alguns segmentos sociais, que usufruíam de benefícios através da economia precária. Embora a economia de Anápolis fosse frágil, ela estava se fortalecendo graças a atividades mercantis e ao café, produto agrícola do qual a cidade passou a ser o maior produto em curto espaço de tempo. O traçado original da ferrovia previa uma estação na cidade, mas a expectativa dos anapolinos foi cedendo às incertezas devido ao atraso da obra. Entre 1914 e 1922 a ferrovia chegou a Pires do Rio, e em 1931 à Leopoldo de Bulhões, distante de Anápolis 50 quilômetros. Durante o percurso da construção da ferrovia, destacou-se um fato característico. Assim que era estabelecido o ponto terminal em determinado trecho, a localidade se desenvolvia, tornando-se o centro das atividades econômicas. Quando nova estação se estabelecia mais à frente, o antigo ponto terminal entrava em declínio. Assim os moradores das cidades privilegiadas não tinham interesse em apoiar a continuação da estrada. Entretanto havia também os andarilhos da ferrovia, que se estabeleciam nos pontos terminais, interessados na continuidade da via férrea, buscando ampliar seus patrimônios. Eram eles os mascates, proprietários de hotéis e pensões e representantes comerciais. A proximidade da estrada de ferro, trouxe esperança para a população de Anápolis, que pressionava a sua vinda para a cidade. Houve um surto migratório de pessoas, que vinham com o objetivo de adquirir terras, estabelecer comércio, realizar transações comerciais. Sob o comando do Sr. Wenefredo Portela, engenheiro chefe, a ferrovia teve um impulso a partir de 1933. Muito foi feito na preparação para receber a estrada de ferro. Através do incentivo da prefeitura com a isenção de impostos e taxas, os moradores pintaram suas casas, e fecharam os quintais com muros. As ruas da cidade foram reparadas, assim como os passeios. A organização da festa ficou a cargo de uma comissão de festejos, e as ruas foram decoradas com esmero, para a impecável recepção. No dia 7 de Setembro de 1935 uma multidão presenciou a chegada da primeira composição da Estrada de Ferro Goiás à estação de Anápolis, trazendo um crescimento econômico jamais visto. A partir dessa data negócios importantes e transações comerciais eram realizados a todo instante, a cidade expandiu, e novas ruas foram abertas. A iluminação pública chegou com o progresso da cidade, que se orgulhava de ser o ponto terminal da via férrea. Anápolis passou a destacar-se como um grande ponto de distribuição para Goiás e os estados vizinhos. Acervo Museu de Anápolis. ZPhotoshop 3.0 8BIM "Z %G xPrimeira Locomotiva de Anapolis em 1935.
A Estrada de Ferro Goiás trouxe o progresso ao estado de Goiás, na primeira metade do século XX. A economia do estado sofria com a falta de um transporte rápido e eficiente, para transportar sua produção agrícola. Desde o final do século XlX, vários projetos foram encaminhados para a construção de uma ferrovia no estado, ligando-o aos principais centros econômicos do país, porém nenhum deles foi viabilizado. O estado continuou sujeito à precariedade das estradas. No começo do século XX, foi iniciada a construção da Estrada de Ferro Goiás, partindo da cidade de Araguari em Minas Gerais, importante centro econômico do Triângulo Mineiro. A ferrovia atravessou o rio Paranaíba, e avançou 200 quilômetros até a cidade de Roncador, onde parou por vários anos. Não havia interesse do governo Federal em investir no projeto, e no estado, a implantação da estrada contrariava o interesse de alguns segmentos sociais, que usufruíam de benefícios através da economia precária. Embora a economia de Anápolis fosse frágil, ela estava se fortalecendo graças a atividades mercantis e ao café, produto agrícola do qual a cidade passou a ser o maior produto em curto espaço de tempo. O traçado original da ferrovia previa uma estação na cidade, mas a expectativa dos anapolinos foi cedendo às incertezas devido ao atraso da obra. Entre 1914 e 1922 a ferrovia chegou a Pires do Rio, e em 1931 à Leopoldo de Bulhões, distante de Anápolis 50 quilômetros. Durante o percurso da construção da ferrovia, destacou-se um fato característico. Assim que era estabelecido o ponto terminal em determinado trecho, a localidade se desenvolvia, tornando-se o centro das atividades econômicas. Quando nova estação se estabelecia mais à frente, o antigo ponto terminal entrava em declínio. Assim os moradores das cidades privilegiadas não tinham interesse em apoiar a continuação da estrada. Entretanto havia também os andariP Acervo Museu de Anápolis.n Acervo Museu de Anápolis.8BIM% `=t)1Z1 Adobe d
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