Ir para conteúdo principal

Senado +Digital: o Legislativo ao alcance da mão

Da Redação
Publicado em 5/11/2019

A Secretaria de Comunicação do Senado (Secom) lança nesta terça-feira (5) cinco novos produtos para aproximar ainda mais o cidadão da atividade legislativa. É o Senado +Digital. Os produtos envolvem todos os veículos e setores da Secom e têm o mesmo objetivo: facilitar o acesso à Casa por meio digital, com ênfase em dispositivos móveis, para ampliar o alcance do noticiário produzido a partir dos debates e decisões dos senadores, que geram impacto em toda a sociedade.

Compõem o cardápio do Senado +Digital o serviço de push de notícias em tempo real do portal Senado Notícias, o envio diário dos destaques do noticiário pelo whatsapp do Senado, os programas em áudio produzidos pela Rádio Senado em formato de podcasts, as novas funcionalidades e novo visual da página da TV na internet, a TV Senado Play, e o aplicativo de visitação do Congresso Nacional, disponível na Google Play e na Apple Store.

 

.

Push de notícias da Agência Senado

O serviço de push (notificações) do portal Senado Notícias, da Agência Senado, envia ao usuário mensagem perguntando se ele deseja receber notícias em tempo real em seu computador, celular ou tablet. Desde a implantação do serviço, em 22 de maio, cerca de 120 mil pessoas se cadastraram e estão recebendo as principais notícias no instante em que são publicadas.

O serviço de notificações contribuiu para que o portal Senado Notícias fechasse os primeiros 8 meses do ano com um aumento superior a 60% tanto na quantidade de usuários quanto nas visualizações de páginas, em comparação com o mesmo período de 2018 — 11,5 milhões de usuários e 23,8 milhões de visualizações. A implantação do serviço ficou a cargo da Coordenação de TI (CoTI) da Secretaria de Comunicação (Secom).

TV Senado Play

A TV Senado lançou em 5 de agosto seu novo site, a TV Senado Play (www.senado.leg.br/tv), inspirado nas modernas plataformas de conteúdo sob demanda. Entre as novidades estão a compatibilidade com celulares e tablets, a visualização completa de todas as comissões transmitidas ao vivo, a integração com redes sociais e um sistema de busca mais inteligente.

O novo leiaute valoriza o conteúdo ao vivo com atividades legislativas nas comissões e no Plenário. O cidadão poderá assistir aos debates e votações em tempo real ou consultar a íntegra a qualquer momento. A nova página permite ainda o agrupamento, por meio de playlists e tags, de qualquer tema discutido no Senado. A integração com as redes sociais vai ampliar o alcance das informações pela facilidade de compartilhamento.

Whatsapp do Senado

As principais votações e atividades legislativas do Senado agora podem ser recebidas pelo WhatsApp. Aqueles que se cadastrarem receberão notas sobre as principais notícias, com imagens e links para aprofundamento. Para se cadastrar, basta solicitar a inscrição no canal enviando mensagem para o telefone (61) 99583-5265 ou acessar o link http://bit.ly/MeAddNoWhatsappDoSenado.

Para não saturar os celulares de notificações, as mensagens não serão frequentes demais. Além disso, para garantir a privacidade, será usada a ferramenta de listas de transmissão. Não há previsão de interação: a finalidade é a de distribuir notícias, uma vez que o cidadão já pode entrar em contato com o Senado pelo telefone 0800-612211, pelos perfis no Instagram e Twitter e pelas páginas no Facebook e Linkedin.

Podcasts da Rádio Senado

Desde 21 de maio, 8 programas da Rádio Senado são oferecidos também no formato de podcasts. Os podcasts estão disponíveis no Google Podcasts, Castbox, Spotify, Podcast Addict e Apple Podcasts. Todo o conteúdo também vai ao ar nas 14 emissoras da Rede Senado de Rádio, além de estar disponível no site da emissora e na plataforma Radioagência, que distribui material para mais de 2.600 emissoras conveniadas de todo o país.

Confira a lista de podcasts:

  • Boletim.leg — boletim de notícias com três edições diárias;
  • Pautas Femininas — apanhado semanal de iniciativas sobre direitos das mulheres;
  • Projetos da Semana — informativo sobre os projetos dos senadores;
  • Reportagem especial — conteúdo semanal que aborda temas da agenda nacional;
  • Senado em Dois Minutos — boletim diário noturno com as principais notícias;
  • Voz do Brasil — Noticiário diário do Senado que integra o Programa A Voz do Brasil;
  • Curta musical — Fatos e personagens da música brasileira, às terças e sextas-feiras;
  • Autores e Livros — Revista eletrônica semanal sobre o mundo dos livros.

Aplicativo de visitação do Congresso

O aplicativo da Visita ao Congresso Nacional destina-se tanto ao público que realiza presencialmente o tour quanto aos visitantes que têm interesse em conhecer o Parlamento virtualmente. Trata-se de um complemento à visitação. Conteúdos em outros idiomas estão sendo produzidos para implementação na plataforma.

O desenvolvimento do aplicativo ocorreu a partir de um concurso realizado na Campus Party 2018 (Desafio VisitApp). Ele foi idealizado para melhorar a interatividade, ampliar o atendimento aos cidadãos, tornar o tour mais lúdico e elucidativo e divulgar a visitação. Cerca de 140 mil pessoas visitam o Congresso a cada ano. O app está disponível na Google Play e na Apple Store.



Edição: Flávio Faria
Edição de multimídia: Bernardo Ururahy
Edição de fotografia: Pillar Pedreira
Foto de capa: Rodrigo Viana

Com informações da TV Senado, Rádio Senado e Relações Públicas