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Criados na década de 1990, os veículos de comunicação do Senado sempre tiveram como objetivo tornar transparentes os debates e as decisões da Casa. E nos últimos anos, o crescente interesse da sociedade em acompanhar a atuação dos políticos tem fortalecido a TV, a Rádio, a Agência e o Jornal do Senado, além das mídias sociais, como fontes de informação séria e confiável.
O jornalismo do Senado abre o dia a dia da instituição para a sociedade por meio de três caminhos: transmissões ao vivo das sessões do Plenário e das comissões, reportagens diárias sobre tudo o que acontece na Casa e produção de conteúdos especiais que aprofundam o entendimento sobre opiniões e decisões dos 81 senadores.
Tudo isso com uma atuação integrada dos veículos para que as notícias fiquem disponíveis ao maior número de pessoas, do modo como elas preferirem: TV, rádio, jornal, computador, tablet ou smartfone.
— Estamos aprimorando a forma de transmitir a notícia, aproveitando melhor a infraestrutura tecnológica que temos e valorizando ainda mais nossos profissionais. Ao mesmo tempo, buscamos nos alinhar ao planejamento estratégico do Senado, baseado em princípios como economicidade e transparência — explica a diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado (Secom), Angela Brandão.
Em 2018, todos os veículos de comunicação do Senado colheram resultados importantes sobre a qualidade e o alcance do trabalho. A Rádio Senado teve quase 20 mil conteúdos reproduzidos por emissoras do país por meio da Radioagência. Também recebeu 5 prêmios de jornalismo e foi finalista de um sexto com reportagens especiais.
A TV cravou 14 milhões de visualizações em seu canal no YouTube, que, criado em 2010, foi o primeiro do país a oferecer multiprogramação ao vivo na plataforma.>
O portal Senado Notícias, da Agência Senado, passou dos 24 milhões de visualizações e dos 13 milhões de usuários em 12 meses.
Nas redes sociais, o Senado se manteve entre as principais páginas de governo do Brasil, tendo quase triplicado o total de seguidores no Instagram.
Num tempo em que as fake news tentam borrar as linhas entre o falso e o verdadeiro, os meios de comunicação do Senado se mantêm firmes na missão de serem uma ponte entre a instituição e os cidadãos em cada canto do país.
A TV Senado foi ao ar pela primeira vez em 1996. Tem como principal produto as transmissões ao vivo das sessões do Plenário e das reuniões das comissões. Também produz telejornais, documentários, programas culturais e jornalísticos. Na internet, transmite até 11 eventos simultâneos.
14 milhões em 2018
65 milhões desde 2010
Dezembro 2018 - 273 mil
Fevereiro 2019 - 322 mil
Transmissões ao vivo do Plenário e das comissões, além de programas jornalísticos, são os destaques da Rádio Senado desde a sua criação em 1997. Tudo isso entremeado de música e programas culturais. A rádio também é responsável pelo boletim do Senado em A Voz do Brasil e, em 2018, com a Rádio Agência, inovou na distribuição de conteúdo para rádios conveniadas em todo o país.
Visualizações: 8,2 milhões desde dezembro de 2010
Usuários: 2,2 milhões desde dezembro de 2010
A Agência Senado e o Jornal do Senado foram os primeiros braços da comunicação da Casa, criados em 1995 como dois veículos separados. Atualmente, formam uma só equipe, que tem como missão levar diariamente à sociedade a cobertura completa de todas as atividades legislativas do Senado. O conteúdo produzido pela reportagem da Agência alimenta a edição diária do Jornal e o portal Senado Notícias.
Circula de segunda a sexta. Além da cobertura diária do Senado, traz duas seções especiais, também disponibilizadas no portal: o Especial Cidadania, veiculado toda terça, e o Arquivo S, parceria com o Arquivo do Senado, publicado uma vez por mês. Tem ainda uma versão mensal impressa em braile.
4,2 mil exemplares
Dezembro 2018 - 12,7 mil
distribuída mensalmente a 154 entidades de assistência a cegos
Reúne toda a cobertura jornalística produzida pela equipe de repórteres, fotógrafos e infografistas da Agência Senado. Também publica vídeos e aúdios da TV e da Rádio Senado, além de reportagens multimídia, as chamadas infomatérias.
2018 - 24,2 milhões
Desde junho de 2010 - 107,7 milhões
2018 - 13,7 milhões
Desde junho de 2010: 47,5 milhões
Dezembro 2018 - 22,5 mil
Os fotógrafos da Agência Senado produzem em média 5 mil fotos por dia. Cerca de 1,5 mil são arquivadas no acervo fotográfico da Casa e 300 disponibilizadas em um banco de imagens aberto ao público para download em alta resolução. Criado em 2010, o banco disponibiliza mais de 200 mil fotos e registrou cerca de 52 milhões de visualizações desde então.
www.flickr.com/photos/agenciasenado
fotojornal@senado.leg.br
Em 2018, o Senado se manteve entre as mais importantes páginas de governo nas redes sociais, com milhares de novos seguidores. Já é a terceira maior página de governo do país no Facebook e a segunda no Instagram, que quase triplicou o número de seguidores no ano passado. No Twitter, rede de caráter mais jornalístico, o crescimento também foi consistente.
Lançado em maio de 2016, é administrado pela Secretaria de Engenharia de Comunicação, ligada à Secom, e permite visualização, edição e download de vídeos das sessões plenárias e das reuniões das comissões realizadas desde dezembro de 1992. Também disponibiliza as notas taquigráficas das sessões e pode ser acessado pelo portal Senado Notícias.
Reportagem: Aline Guedes e Sílvio Burle
Edição: Sílvio Burle
Pauta, coordenação e edição: Nelson Oliveira
Coordenação e edição de multimídia: Bernardo Ururahy
Infografia: Diego Jimenez
Repórter fotográfica: Ana Volpe
Foto de capa: Marcos Oliveira/Agência Senado
Fotos da galeria: Marcos Oliveira, Edilson Rodrigues, Pedro França, Ana Volpe e Geraldo Magela