DataSenado: população apoia projetos em resposta à covid-19

03/08/2020, 12h46

Durante a crise sanitária, cresceu o interesse da população em acompanhar a votação de leis, de acordo com pesquisa do DataSenado feita entre 24 e 28 de julho. Mais de 80% dos entrevistados apoiam propostas que aumentam a transparência com gastos e dados da pandemia, além da criação de uma renda básica permanente.

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) é autor de projeto (PL 2.544/2020) que obriga a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal a divulgarem amplamente a execução dos contratos firmados com dispensa de licitação para a aquisição de bens e prestação de serviços voltados ao combate à pandemia de covid-19.

Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) é autor de projeto (PL 3.214/2020) para dar maior transparência e publicidade aos dados sobre a pandemia. O senador também apresentou projeto (PL 2.621/2020) para tornar o auxílio emergencial, transformado em uma renda básica de cidadania, em um benefício de renda básica permanente. Essa medida tem apoio de 81% dos entrevistados pelo DataSenado.

Educação

Os entrevistados também se manifestaram favoravelmente a projeto (PL 3.491/2020) de Confúcio Moura que cria linha de crédito para estudantes comprarem computadores e continuar as aulas a distância durante a pandemia e ao projeto (PL 3.025/2020), do senador Weverton (PDT-MA) que amplia a base de acesso ao Financiamento Estudantil (Fies) para estudantes com renda máxima de até 12 salários mínimos por família, enquanto durar o estado de calamidade pública.

Esse também é tema de proposta (PL 3.372/2020) do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) que amplia e estabelece melhores condições para pagamento do crédito para estudantes, num programa que batizou como Fundo de Financiamento Estudantil Emergencial.

Mais informações na reportagem de Roberto Fragoso, da Rádio Senado.



Opções: Download