Senadores lamentam incêndio do Museu Nacional e pedem investimentos em cultura

04/09/2018, 15h29

Os senadores da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) lamentaram o incêndio que destruiu pelo menos 90% dos 20 milhões de itens do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, no último domingo (2). O Museu criado há 200 anos tinha o maior acervo de história natural e antropologia da América Latina e era considerado um dos cinco mais importantes do mundo nesta área. Os parlamentares lembraram a grande repercussão da tragédia no Brasil e no exterior e lamentaram a falta de cuidado com a preservação da memória nacional. A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) criticou o corte de verbas do governo e disse que as despesas em educação e cultura devem ser vistas como investimento. Já o senador Pedro Chaves (PRB-MS) defendeu medidas para ajudar a recuperação do Museu Nacional. Ouça mais detalhes no áudio do repórter da Rádio Senado, George Cardin.



Opções: Download


Senado Agora
11h18 Novos embaixadores: Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou as indicações de Carlos Alberto Simas Magalhães para o cargo de embaixador em Portugal e Luís Fernando de Andrade Serra para a embaixada da França.
10h45 CMO ouve ministro: Começou, há pouco, audiência com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para tratar das contas do Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos meses na Comissão Mista de Orçamento.
10h33 CMO adiada: A Comissão Mista de Orçamento suspendeu a reunião deliberativa prevista para hoje e remarcou para a próxima terça-feira (25), quando deve ser analisado o parecer sobre a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020.
Ver todas ›