Comissão de Educação analisa situação escolar de filhos de brasileiros no Japão

14/06/2017, 17h07

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte realizou, nesta quarta-feira (14), uma audiência pública para discutir a educação de filhos de brasileiros no Japão. Atualmente, 180 mil brasileiros vivem no Japão, sendo que 27 mil estão em idade escolar. De acordo com a representante do Itamaraty, Maria Luiza Lopes da Silva, a rigidez das escolas e as ameaças de bullying fazem com que alunos brasileiros desistam de frequentar as escolas japonesas e acabam em situação de risco social.

Brasil e Japão têm buscado alternativas para reverter esse quadro. Uma das possibilidades é buscar convênios com universidades brasileiras que oferecem cursos de Letras com habilitação em japonês para intercâmbios no Japão. Os alunos atuariam como professores para os alunos brasileiros.

Para o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), o projeto é viável. Os participantes concordaram em continuar a discutir o tema e formar um grupo de trabalho para analisar as possibilidades com o auxílio das Comissões de Educação e de Relações Exteriores. Acompanhe a reportagem de Ana Beatriz Santos, da Rádio Senado.



Opções: Download