Você está aqui: Página Inicial Redação e Estilo Estilo Maiúscula

Maiúscula

16/08/2012 - 12h49 | Atualizado em 18/05/2016 - 16h31


Escreva em inicial maiúscula:


Acidentes geográficos: Rio São Francisco, Baía de Guanabara, Ilha do Governador, Cabo Verde, Ilhas Cocos, Serra da Mantiqueira.

 

Suplicy informou que a cidade de 7 mil habitantes, localizada na serra da Mantiqueira, há duas semanas transformou-se no primeiro município brasileiro a ver sancionada uma lei de renda básica de cidadania.

 

Absolutamente urbanas, as barcas que ligam as cidades de Rio de Janeiro e Niterói atravessam pela Baía de Guanabara mais de 100 mil pessoas nos dias úteis.

 

 

Assembleia legislativa, câmara, prefeitura sempre que especificados: Prefeitura de Belo Horizonte. Se citado de forma genérica, use inicial minúscula.

 

Em debate da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) sobre as comunidades quilombolas gaúchas, realizado segunda­-feira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Paulo Paim (PT-RS) lembrou a dívida dos brasileiros com os descendentes das pessoas que lutaram contra a escravidão.

 

Aprovado dia 6, será apresentado hoje às assembleias legislativas de todo o país, por videoconferência, o relatório final da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outros.

 

 

Citação quando vem depois de dois-pontos.

 

 

Esses dados são confirmados pelo coordenador de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, do Ministério da Saúde, Roberto Kinoshita: “O número de pessoas envolvidas e o custo econômico do álcool são infinitamente superiores ao do crack. O álcool é a porta para outras drogas. Enfrentar um sem enfrentar o outro não leva a lugar algum”.

 

 

Comendas, ordens e prêmios: Ordem do Mérito Naval, Prêmio Nobel, Diploma Bertha Lutz, Diploma José Ermírio de Moraes

 

 

Constituição e sinônimos, como Carta Magna, Lei Magna, Constituição federal.

O adjetivo “federal” só tem inicial maiúscula quando faz parte de nome próprio: Senado Federal. Não integra, por exemplo, o nome da Constituição.

 

Promulgada pelo Congresso Nacional em 29 de março de 2012, a Emenda 69 altera os artigos 21, 22 e 48 da Constituição Federal, transferindo da União para o Distrito Federal as atribuições de organizar e manter a Defensoria Pública da capital.

 

 

Corpos celestes: Sol, Lua, Terra, Marte, Via Láctea.

 

Deve-se usar minúscula quando em referência a condições climáticas e meteorológicas: dia de sol, lua cheia.

 

Moradores de Brasília e região foram surpreendidos na sexta-feira, por volta do meio-dia, pela formação de um halo solar, fenômeno óptico que deu um contorno especial ao Sol.

 

O fenômeno também pode ocorrer em torno da Lua (halo lunar).

 

Curso e disciplina: use iniciais maiúsculas quando tiverem nome próprio, como nos exemplos abaixo:

 

O coordenador do núcleo, professor Antonio Carlos dos Anjos Filho, explica que as atividades têm origem na disciplina Construção de Projetos Sociais Multidisciplinares.

 

O evento também serve à disciplina Seminários dos cursos de pós-graduação lato sensu da Unilegis.

 

E, no dia 26, acontece a aula inaugural do curso Gênero e Atuação Legislativa.

 

Capixaba de Colatina, Fabricio Moraes Cunha, 36 anos, conheceu o Orçamento Fácil quando fez um dos cursos à distância da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), intitulado Gestão de Convênios para Convenentes, no primeiro semestre do ano passado.


 

Ecossistemas e biomas: Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Floresta Amazônica (mas região amazônica), Pampa.

 

 

Empresas, instituições, organizações, órgãos e suas subdivisões: Banco do Brasil, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Senado Federal, Presidência da República, Ministério das Comunicações, Receita Federal, Fundo Monetário Internacional.

Deve-se usar Fundo com inicial maiúscula apenas quando se refere ao FMI, visto que é uma instituição única e que o termo está sendo usado em substituição ao nome completo.

 

O mesmo vale para Receita, referindo-se à Receita Federal do Brasil, e Mesa, referindo-se à Mesa do Senado e da Câmara.

 

 

Endereços, prédios e monumentos: Esplanada dos Ministérios, Avenida Rio Branco, Palácio do Planalto, Estátua da Liberdade, L2 Sul.

 


Entidades religiosas e mitológicas: Deus, Espírito Santo, São João, Iemanjá, Oxum, Tupã, Zeus.

 

 

Estabelecimentos públicos ou particulares; portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, usinas, estádios, igrejas:

Aeroporto Santos Dumont, Rodovia dos Imigrantes, Ferrovia Transnordestina, Usina de Itaipu, Aeroporto do Galeão.

Quando citados de forma genérica, usa-se em letra minúscula.

 

O Aeroporto de Guarulhos (SP), informou o diretor, receberá o maior investimento para a Copa.

 

As obras da Usina de Belo Monte (PA) estão afetando as condições de moradia, emprego, lazer e sobrevivência das populações tradicionais, indígenas e quilombolas no entorno da futura hidrelétrica, disse Marinor Brito (PSOL-PA).


Estado (a nação politicamente organizada, mas não as unidades federativas), República, Federação, União.

 

 

Eventos: congresso, workshop, seminário, fórum, ciclo de debate, concursos, conferência, painel. Todas as iniciais em maiúscula (sem itálico):

 

Desde 2008, o Senado realiza a Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, que promove palestras e cursos sobre o tema com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros.

 

 

Público elogia participação do Senado na 1º Bienal do Livro.

 

 

Tema e slogan de eventos e títulos de palestras devem ser escritos entre aspas, sem itálico, com apenas a primeira inicial em maiúscula.

 

Paulo Davim (PV-RN) comemorou a escolha do tema da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), "Fraternidade e a vida no planeta", por tratar do meio ambiente, principal bandeira de seu partido.

 

Eventos esportivos e culturais, times e agremiações esportivas: Copa do Mundo, Olimpíada Rio 2016, Campeonato Brasileiro de Futebol, Seleção Brasileira.

 

 

Festas populares e religiosas, datas, feriados, comemorações cívicas e tradicionais: Natal, Páscoa, Carnaval, Quaresma, Ressurreição, Semana Santa, Corpus Christi, Reis, Finados, Ano-Novo, Dia da Criança, Dia do Professor, Dia da Bandeira, Círio de Nazaré.

 

Para lembrar o Dia do Professor, comemorado no sábado, o Senado ontem prestou uma homenagem ao professor paraibano Afonso Pereira.

 

 

Legislação e ato de autoridades quando acompanhados do número ou do nome: Medida Provisória 534/2011, Lei Maria da Penha, MP dos Tablets, PEC das MPs, Emenda 29, Ato da Comissão Diretora 10/2011, Código Florestal, Emenda Ibsen.

 

De forma genérica, na segunda referência ou sem o nome ou número, deve-se usar em caixa baixa: a medida provisória, a lei orçamentária, a proposta de emenda constitucional.

 

Ele entende que a sociedade tem demonstrado intolerância com a corrupção e pressionado por mudanças na legislação, como ocorreu com a Lei da Ficha Limpa.

 

Cyro Miranda (PSDB-GO) criticou a inclusão de temas à matéria original em projeto de lei de conversão (PLV 29/2011) proveniente da Medida Provisória 540/2011.


Instituições religiosas: Igreja Católica, Igreja Presbiteriana, Comunidade Canção Nova.


 

Justiça: quando se referir apenas ao Poder Judiciário.

 

TV: Senador Humberto Costa (PT-PE) registra decisão da Justiça de São Paulo favorável à universalidade do Sistema Único de Saúde

 

 

Nomes de impostos e taxas: Imposto de Renda Pessoa Física, Selic, Taxa Básica Financeira, IGP-M.

 

Quando mais de um é citado deve-se usar a palavra “imposto” apenas na primeira vez:

 

“Incidem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias, o sobre Produtos Industrializados e o de Importação”.

 

Para produto interno bruto (PIB), deve-se usar todas as iniciais em minúscula.

 

Em pauta, entre outros pontos, estará a maior das polêmicas durante a longa tramitação da proposta na ­Câmara dos Deputados: a obrigação do poder público de destinar à educação o equivalente a 10% do produto interno bruto (PIB).

 

 

Nome de jornais, revistas, cadernos e suplementos de periódicos, programas de rádio e televisão.

 

As preposições, artigos e conjunções que constam dos títulos são escritos com minúsculas. Use itálico.

 

As matérias analisadas foram publicadas em cinco jornais: Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Valor Econômico e Correio Braziliense.

 

O início do programa Voz do Brasil poderá ocorrer até as 22h pelo horário de Brasília.

 

 

Nomes de pessoas, apelidos, pseudônimos e alcunhas.

 

Nomes de produções artísticas, literárias, técnicas e científicas: livros, filmes, peças de teatro, teses, estudos, relatórios, pesquisas, discos, músicas, shows, exposições, obras de arte.

 

Use itálico e todas as iniciais em maiúscula. Preposições, artigos e conjunções que constam dos títulos são escritos com minúsculas.

 

Glauber Rocha morreu em 22 de agosto de 1981, precocemente, aos 42 anos, deixando como legado obras-primas como Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e Terra em Transe (1967), além de uma nova maneira de fazer cinema.

 

Nome de sites, blogs e redes sociaisFacebookTwitter, Blog do Senado, Orkut, Google, Instagram, G1, Uol, Terra, Portal do Senado, Portal Senadores, Portal Transparência

 

 

Nomes de veículos: Boeing, Costa Concordia, 14 Bis, Columbia.

 

Os automóveis Fiat Marea que foram usados pelos senadores até 2011 começarão a ser postos à venda ainda no primeiro semestre deste ano, segundo a expectativa da Comissão de Leilão do Senado: os primeiros lotes de veículos serão oferecidos quando estiver concluído o processo de escolha do leiloeiro oficial.

 

Oração dentro de parênteses precedidos de ponto. Use a inicial maiúscula, ponto-final e itálico. Os parênteses também ficam em itálico.

 

(Com informações da Agência Câmara.)

 

 

Órgãos e representações políticas do Legislativo: Mesa do Senado e da Câmara; Presidência do Senado e da Câmara; Comissão Diretora (do Senado, não existe mesa diretora), secretarias e vice-presidências do Senado e da Câmara (Primeira-Secretaria, Segunda-Vice-Presidência), Comissão de Assuntos Econômicos, Ouvidoria, Maioria, Minoria, Liderança, 

Intitulada “Os desafios da motivação no trabalho e na vida”, a palestra foi promovida pela Diretoria-Geral, em parceira com a Secretaria Especial de Recursos Humanos e o Serviço de Qualidade de Vida e Reabilitação Funcional, em comemoração ao Mês do Servidor.

 

 

No plural, mantenha a inicial maiúscula:

 

Da Representação no Parlasul, seguirá para as Comissões de Agricultura (CRA), Assuntos Econômicos (CAE) e Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

 

O senador citou o processo de atualização das normas de determinadas áreas e ramos do Direito, como as revisões dos Códigos de Processo Penal e Civil e do Código Penal.

 

 

Na segunda referência, use inicial minúscula:

 

Representante do Ministério da Pesca e Aquicultura, Luis Alberto Sabanay disse que é responsabilidade do Estado determinar como a água deve ser ocupada para produzir e como deve ser conduzido o processo de organização desse espaço marítimo e continental.

 

Já Estevão de Melo Moura, do mesmo ministério, disse que o Brasil possui o maior potencial do mundo para desenvolvimento da aquicultura.

 

Palavras hifenizadas mantêm a autonomia fonética. Assim, a maiúscula, quando for usada, deve incidir sobre todos os elementos (exceto partículas átonas): Diretoria-Geral, Vice-Presidência.

 

— Também está em conformidade com o uso comum na maioria dos países da América Latina e com a Convenção Ibero-Americana de Direitos dos Jovens — acrescentou.

 

Parlamento e termos semelhantes, como Casa legislativa, Parlasul, Representação Brasileira no Parlasul.

A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) está disposta a buscar um acordo em torno de mudanças no Regimento Interno do órgão legislativo regional, como forma de ajudar na retomada das sessões parlamentares, interrompidas desde o final do ano passado.

 

 

Partidos políticos e seus órgãos dirigentes: PMDB, Democratas, PSOL, PCdoB, Diretório Nacional do PSB.

 

Períodos, episódios e momentos históricos, períodos geológicos: Paleolítico, Idade Média, Renascimento, 2ª Guerra Mundial.

 

Planos e programas de governo, tratados e acordos internacionais, fundos: Programa de Aceleração do Crescimento, Plano Plurianual, Plano Brasil sem Miséria, Orçamento Geral da União, Acordo Latino-Americano de Coprodução Cinematográfica, Programa Brasil Carinhoso.

 

Após a primeira menção no texto, pode-se referir apenas ao “programa”, ao “plano”, sempre em minúsculas. No caso do Orçamento da União, use maiúscula também na forma simplificada: “Orçamento 2000”.

 

 

Plenário. Para Plenário do Senado, da Câmara e de outros órgãos, use inicial maiúscula, mesmo no plural.

 

As quatro PECs voltarão a ser debatidas em Plenário.


O evento terá início às 9h30, no Plenário 2 da Câmara dos Deputados, com a participação do ministro do Turismo e do presidente do Senado Federal.

 

Poderes da República: Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, Três Poderes.

 

— Criado em 31 de dezembro de 2004 e instalado em 14 de junho de 2005, é inegável que, nestes quase sete anos de atuação, com gestores e colaboradores de diferentes perfis, o CNJ tem sido propulsor do desenvolvimento do Poder Judiciário — disse. Peluso também ressaltou a importância do trabalho conjunto dos Três Poderes e destacou a necessidade de assinatura do 3º Pacto Republicano.

 

 

Polícia Federal; Forças Armadas e suas subdivisões (Exército, Artilharia): As polícias militar e civil e o corpo de bombeiros são escritos em letra minúscula. Usa-se maiúscula apenas quando especificados: Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Polícia Militar do Rio de Janeiro.

 

Além dessa e de outras denúncias de atentados contra integrantes de movimentos sociais, a advogada Sandra Paulino pediu que seja "federalizada" a investigação da morte do soldado Júlio César de Lima, da Polícia Militar de São Paulo, que denunciou a existência de um grupo de extermínio na PM de seu estado.

 

A transferência é determinada pela Lei 10.633/02 e se destina à organização e manutenção da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e à execução de serviços públicos de saúde e educação.

 

Pontos cardeais, quando indicam grandes regiões do Brasil e do mundo: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste Asiático, Leste Europeu, Oriente Médio, Ocidente, Oriente, Hemisfério Sul, Hemisfério Norte.

 

Entretanto, no Leste Europeu e na Ásia, a partir de 1994, o consumo de cigarro voltou a crescer.


Quando indicam direção ou limite entre regiões, use inicial minúscula.

 

O senador Inácio Arruda registrou ontem o investimento de R$ 3,34 bilhões para a construção da linha leste do metrô de Fortaleza, com extensão de 12,5 quilômetros.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) voltou a cobrar a conclusão das obras do derrocamento (eliminação das pedras) do Pedral do Lourenço, localizado no leste paraense
, no Rio Tocantins.


Capiberibe também mencionou ter conhecido, no leste da Alemanha, a Reserva da Biosfera de Spreenwald.


Regiões brasileiras: Norte, Região Norte, Região Sul, Sul, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste.

 

A ideia é que a verba atenda a comunidades afetadas por calamidades, principalmente na Região Nordeste.

 

Em relação ao pré-sal, ela disse que a reserva ocupa uma posição muito vantajosa para as regiões Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, estando localizada a apenas 300 quilômetros do mercado consumidor.

 

E reforçou que o preço cobrado por quilômetro voado, o yield, no Norte e Nordeste é inferior ao preço pago por passageiros do Sul e Sudeste.

 

 

Regiões geográficas consagradas: Entorno, Baixada Fluminense, Oriente Médio, Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Cone Sul, Parque do Ibirapuera, Lagoa Rodrigo de Freitas.

 

Outro projeto aprovado (PDS 635/2010) trata do primeiro protocolo adicional ao acordo já firmado na área de agropecuária entre Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, em 2003, para incrementar ações e projetos na região do Cone Sul.


Nascido em Muriaé, na Zona da Mata mineira, em 17 de outubro de 1931, o ex-vice-presidente da República José Alencar Gomes da Silva foi senador por Minas Gerais e um dos maiores empresários daquele estado, onde fundou a Coteminas, sua principal empresa, que atua no ramo têxtil.

 

Para ele, a postura adequada deve ser a de promover a integração de ações e incentivar a instalação de indústrias no Entorno do Distrito Federal.

 

Símbolos nacionais: Bandeira Nacional, Hino Nacional, Armas Nacionais (Brasão da República), Selo Nacional.


 

Atualização (24 de março de 2014): nomes de cursos, disciplinas e áreas do conhecimento, em sentido amplo, passam a ser grafados em iniciais minúsculas.

Conteúdo relacionado



Atualmente não existem itens nessa pasta.