Você está aqui: Página Inicial Redação e Estilo Estilo Ex-senador/então senador

Ex-senador/então senador

15/08/2012 - 22h02 | Atualizado em 19/07/2018 - 17h12


O prefixo ex pede hífen: ex-senador, ex-deputado, ex-presidente, ex-diretor.


Use ex-senador para quem não tem mais mandato. Não é necessário registrar o partido e o estado do parlamentar, a menos que a informação seja relevante para o texto.

 

Às 10h30, haverá cerimônia de colocação do retrato do ex-senador e atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, na galeria de ex-presidentes da CMA.

 

Não use ex-senador para aqueles que estão licenciados do cargo. Use senador licenciado e informe o estado e o partido.

 

A CAS acolheu o substitutivo da senadora licenciada Marta Suplicy (PT-SP) ao projeto de lei original (PLS 284/2011), de Waldemir Moka (PMDB-MS).

 

Se vier a falecer no cumprimento do mandato, será sempre tratado como senador.

 

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) registrou a passagem de um ano do falecimento do ex-presidente da República e senador Itamar Franco (e não ex-senador Itamar Franco(1930–2011), ao mesmo tempo em que se comemoram os 18 anos de implantação do Plano Real, nascido no governo do então presidente (1992–1994).

 

Use a mesma regra para outros cargos.

 

Romero Jucá (PMDB-RR) comemorou ontem o resultado positivo do tratamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o câncer na laringe.

 

 

Use o termo então quando o texto faz referência explícita ao período em que o cargo foi ocupado.

 

Ao apresentar o projeto em 2008, o então senador Sérgio Zambiasi argumentou que o tratamento diferenciado a algumas classes de doentes “é extremamente injusto”.

 

O senador explicou que a construção da usina foi sugerida em 1995 pelo dono da Gopagaz, Ueze Zahran ao então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, aproveitando o Gasoduto Brasil-Bolívia, que passa pelo território sul-mato-grossense.

 

O projeto foi apresentado em 2007, pelo então senador Renato Casagrande.


De autoria do então senador Cidinho Santos, o PLS 314/2012 altera a Lei 9.870, de 1999, que trata do valor das anuidades escolares.

 

De autoria do ex-senador Cidinho Santos, o PLS 314/2012 altera a Lei 9.870, de 1999, que trata do valor das anuidades escolares.

 

A possibilidade está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 337/2007, do então senador Papaléo Paes, que está pronto para entrar em pauta na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde tramita em decisão terminativa.

 

A possibilidade está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 337/2007, do ex-senador Papaléo Paes, que está pronto para entrar em pauta na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde tramita em decisão terminativa.

 

 

 

Conteúdo relacionado



Atualmente não existem itens nessa pasta.