Glossário

Radiojornal

Programa de notícias de rádio transmitido em horário previamente definido. (Rádio)

Rame

Ruído geralmente produzido pela rede elétrica e causado por defeito técnico na instalação do equipamento (microfone, gravador, computador). (Rádio)

Ranqueamento

É o posicionamento da uma página na lista de resultados de uma pesquisa feita em um buscador de internet. O trabalho de ranquear melhor um site é fazer com que o buscador entenda que aquela página é muito relevante para determinado assunto. Quanto mais relevante o buscador considerar a página, melhor colocação dará para essa página nos resultados de pesquisas feitas em sua ferramenta. O ranqueamento ideal de uma página é atingido quando ela aparece nas primeiras dez posições de um resultado, após ter sido feita uma consulta no buscador. Isso  fará com que a página indexada seja exibida na primeira página de respostas. Quanto mais próximo da primeira posição estiver a página, melhor será o seu ranqueamento e mais acessos ela terá. Estatísticas comprovam que as pessoas têm uma tendência maior a clicar nos primeiros resultados. (Agência/Jornal)

Recuperação da informação

Ato ou efeito de identificar ou localizar a informação desejada. (Arquivos)

Recursos multimídia

Recursos que apresentam a informação de forma multissensorial, combinando texto, áudio, gráfico, vídeo, imagem ou animação. (Agência/jornal)

Redes sociais

São sites onde os indivíduos ou organizações se cadastram e criam perfis para compartilhar diversos tipos de informações

Relatório

O mapa diário de matérias da Agência, mais conhecido como relatório, éelaborado pela equipe de produção com base nas matérias já pautadas e produzidas ou em processo de apuração/redação. Trata-se do principal instrumento de trabalho dos editores, especialmente do Jornal do Senado, por organizar numa só lista todas as matérias produzidas pela equipe de reportagem em cada dia. (Agência/Jornal)

Release

1. Texto redigido de forma bastante clara e objetiva com as principais informações sobre um evento, um programa, um projeto ou quaisquer ações institucionais. Ferramenta bastante utilizada pela Assessoria de Imprensa para informar os comunicadores sobre assuntos de interesse da instituição. (RP)

 

2. Texto redigido conforme a técnica jornalística e distribuído à imprensa por empresas e instituições. O objetivo é chamar a atenção da imprensa e conquistar divulgação de forma gratuita. (Jornal/Agência)

Reportagem

Conjunto de ações para a produção de uma matéria. Envolve pesquisa, entrevistas e seleção de informações. (Rádio)

Reportagem especial

Forma de reportagem que aborda um ou mais temas em profundidade. (Rádio)

Repórter cinematográfico

É o profissional a quem cabe registrar cinematograficamente quaisquer fatos ou assuntos de interesse jornalístico. A definição está no Decreto n.º 83.284, de 13 de março de 1979. (TV)

Respondente

Sinônimo de entrevistado; aquele que participa da pesquisa respondendo ao questionário.(Sepop)

Retranca

1. Matéria subordinada a outra matéria ou à manchete da página. (Agência/Jornal)

 

2. É o nome que se dá à reportagem para identificá-la internamente. Geralmente é criado usando de duas a três palavras do VT com uma barra separando as palavras-chave. Uma retranca nunca deve ser alterada desde a pauta até o arquivamento da matéria, sob o risco de nunca mais ser localizada. Exemplos: VT CCJ/Guerra Fiscal, VT CDH/Equidade, VT Plenário/Código Florestal. (TV)

Reveal

Éo sistema que exibe três ou quatro manchetes alternadas, abaixo de uma retranca que unifica as informações e aparece na parte inferior da tela durante a transmissão das sessões plenárias e das comissões. (TV)

 

Revisão

A revisão é a etapa do fechamento do jornal que garante a clareza da informação, a correção gramatical e o cumprimento das normas de padronização e estilo estabelecidas pelo manual. (Agência/Jornal)

Revista Em discussão!

A revista Em discussão! (link para o site da revista) foi criada no início de 2010 com o objetivo de dar maior visibilidade às audiências públicas realizadas nas comissões permanentes do Senado e que raramente servem como pauta para a mídia privada tradicional. (Agência/Jornal)

Rigor técnico

Uso da técnica apropriada para a realização da atividade e adequação da mensagem ao público e ao meio de comunicação. (Diretrizes)

Rol

É a lista de créditos geralmente usada ao final de programas e transmissão de eventos. Inclui os profissionais envolvidos na produção, os cargos mais altos no Senado e/ou na emissora e que respondem legalmente por todas as atividades da TV Senado, selecionados de acordo com regra própria. (link para norma acessória do rol). (TV)

Ronda

É a atividade desenvolvida pela equipe de produção de jornalismo que consiste em monitorar a presença dos senadores no Senado. (TV)

Roteiro

1. Documento que serve como diretriz para a edição. Contém todas as informações sobre o vídeo que está sendo produzido. Nele devem constar as indicações de imagens, créditos, arte, trechos de sonoras ou “sobe sons” a serem utilizados, bem como o texto dos offs. Todos na sequência de edição. O roteiro costuma ser divido em três partes: 1) considerada a introdução do vídeo, delimitando os personagens; 2) desenvolvimento do vídeo; 3) o desfecho do assunto. Veja script. (TV)

 

2. Texto que indica o desenvolvimento de um programa. (Rádio)

 

3. Para a área de Eventos: documento que serve como diretriz para as falas do mestre de cerimônias ou que detalha as principais etapas de um evento. Para o Programa de Visitação: documento que serve como diretriz para os monitores durante as visitas guiadas ao Palácio do Congresso Nacional. (RP)