Glossário

Página/foto lavada

Página ou foto que, no processo de impressão, perde a intensidade de cores e a definição de imagem, ficando com aparência desbotada. (Agência/Jornal)

Palavras-chave

São os termos que definiriam os principais assuntos de uma página na internet, seja essa página uma matéria jornalística ou uma fotografia com legendas. A força de uma palavra-chave é medida de acordo com a quantidade de vezes que essa palavra-chave é digitada em um buscador de internet. Quanto mais vezes uma palavra-chave é digitada, maior potencial de acesso ela possui. Por isso é tão importante indexar as páginas com palavras-chave fortes: isso fará com que essas páginas tenham mais acessos, já que as palavras utilizadas são mais digitadas nas pesquisas feitas nos buscadores. (Agência/Jornal)

Pantilt

É a alavanca que permite os movimentos feitos pelas câmeras-robô instaladas nas comissões. Pan (panorâmica ou panning) é o movimento da câmera na horizontal, geralmente de forma lenta, de um lado para outro e tilt é o movimento na vertical, também de forma lenta, de cima para baixo ou vice-versa. Na TV Senado, o termo denomina informalmente a CCP, local onde funciona todo o sistema de gravação, creditagem, armazenamento e registro em tempo real das reuniões das comissões. (TV)

Passagem

1. O mesmo que vinheta de passagem. (Rádio)

 

2. É o recurso usado pelo repórter quando não existem imagens para corroborar o que está sendo noticiado ou para marcar o local onde a notícia foi  gerada. (TV)

Pauta

É o documento que fornece ao repórter as informações principais de um evento, cobertura ou notícia; dá a orientação de cobertura e detalhes como local, hora e possíveis entrevistados. (TV)

Pauteiro

É o profissional responsável por elaborar a pauta. (TV)

Pé da matéria

Parte final da matéria. Trecho gravado pelo repórter que começa logo após a última sonora e que termina com a assinatura. (Rádio)

Perfis

Páginas nas redes sociais que representam áreas ou serviços da Secom. (Diretrizes)

Pesquisa de opinião

Coleta de dados da opinião pública que segue procedimentos estatísticos e cujos resultados podem ser generalizados à população pesquisada. Devido ao rigor metodológico empregado, as pesquisas de opinião carregam em si maior confiabilidade em seus resultados do que outras técnicas de sondagem, como as enquetes, por exemplo. (Sepop)

Picote

Falha na transmissão caracterizada por breves e sequenciais interrupções no sinal. (Rádio)

Piloto

Edição-teste de um programa sujeita a avaliação antes de o produto acabado ir ao ar. (Rádio)

Pisca

É o recurso usado na edição de imagens para amenizar um corte numa sonora, entrevista ou “sobe som” gravados num mesmo plano. O mais comum é um frame de tela branca que dá a impressão de um disparo de flash de câmera fotográfica.

Pitching

É a fase de elaboração dos projetos de documentários ou séries da TV Senado, visando à apresentação e aprovação pela direção da emissora e da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado. (TV)

Pixel

Abreviatura de Picture Element. Menor ponto da tela de vídeo. Na tevê, as cores são constituídas basicamente pelo vermelho, verde e azul (RGB). (TV)

Planejamento de marketing e de comunicação

Elaboração de plano de marketing e de comunicação para embasar o desenvolvimento de campanhas. O trabalho engloba todas as atividades fundamentais de marketing: pesquisa para compreensão da situação atual, análise de ambiente, definição de objetivos e metas, elaboração de estratégias de marketing, em especial de comunicação, e desenvolvimento de critérios e sistemas de avaliação. (Comark)

Planilha de exibição

Oriunda da grade original ou básica da Programação, é a lista diária de todos os programas previstos para ir ao ar num determinado dia e horário. Ao contrário da Grade da Programação, especifica os detalhes. (TV)

Plano amostral

Estudo estatístico com o qual se obtém a amostra a ser usada na pesquisa. (Sepop)

Plano de classificação

Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido. Expressão geralmente adotada em arquivos correntes. (Arquivos)

Plano de marketing e de comunicação

Documento que apresenta objetivos, metas, estratégias, táticas, prazos e responsáveis pela execução das atividades de uma determinada ação de marketing ou de comunicação.(Comap)

Play

Tecla de reprodução em aparelhos de áudio e vídeo. (TV)

 

Playlist

Gerada após a exibição de um programa, é a lista da programação que informa todos os detalhes da exibição, como duração, horário, catálogo e ID.  (TV)

Playout

Sistema digital para armazenar e exibir os produtos e programas que vão ao ar. (TV)

Pós-produção

Denomina o processo e também o equipamento onde os produtos são editados com mais efeitos, como slow, fusão ou outros recursos, para tornar o produto mais atrativo. Nesse processo o programa é finalizado, de forma que pode ser imediatamente transmitido. (TV)

Povo fala

É o conjunto de entrevistas gravado com pessoas escolhidas aleatoriamente, em geral na rua, para ouvir qual a percepção delas em relação a determinado assunto. Como norma geral, não se credita o povo fala quando as respostas são muito rápidas. Porém o povo fala não dispensa crédito. A proposta do povo fala é ouvir a opinião de não especialistas. (TV)

Prazo de eliminação

Prazo fixado em tabela de temporalidade para eliminação de documentos não considerados de valor permanente. (Arquivos)

Prazo de guarda

Prazo definido na tabela de temporalidade, ao fim do qual a destinação é efetivada. Também referido como prazo de retenção. (Arquivos)

Pré-edição

Trabalho prévio de seleção de imagens e áudio, conforme roteiro. (TV)

 

Pré-gravado

Toda produção que não é transmitida ao vivo. No caso das comissões e do Plenário, não sofre edição salvo para correções de ordem técnica (fita amassada ou com drop out). Outros programas pré-gravados, como shows e palestras, são necessariamente tratados nas ilhas de edição.  (TV)

Pré-master

Vídeo sem crédito, com ou sem mixagem, com a edição antes do último estágio de finalização. (Arquivos)

Pré-produção

É a fase de pesquisa, planejamento e levantamento de demandas para a produção de um documentário ou série. (TV)

Pré-roteiro

É o documento norteador das entrevistas e da estrutura de um documentário. Nele deve constar o ponto de partida do documentário, a pauta de pergunta para cada entrevistado e indicações de imagens (arquivo, encenação, recursos gráficos, reconstituição, imagens capturadas) que vão compor o documentário. O pré-roteiro não é definitivo e poderá sofrer modificações ao longo do processo. (TV)

Pré-teste

Etapa de uma pesquisa na qual, após a conclusão daquela que se imagina ser a versão final de um questionário, faz-se uma pesquisa com uma amostra reduzida a fim de verificar se o questionário está realmente apto a ser aplicado na pesquisa propriamente dita. (Sepop)

Precursora

Reunião realizada entre a equipe de Relações Públicas do Senado e a parte interessada na visita especial, para definição de data, horário, local de encontro, roteiro da visita, entre outros detalhes. (RP)

Prefixo

1. Identificação da emissora por meio de sigla alfanumérica atribuída pela Agência Nacional de Telecomunicações, por exemplo ZYC-487.

 

2. Vinheta que anuncia o prefixo da emissora. (Rádio)

Preservação

1. Prevenção da deterioração e danos em documentos por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento. (Arquivos)

 

2. A preservação do patrimônio arquivístico do Senado Federal é responsabilidade de todos e demanda uma política de conservação orientada para cada tipo de suporte. Conforme o tipo de material, há um método adequado de preservação. Documentos eletrônicos sofrem a obsolescência dos equipamentos de reprodução e suportes, o que faz com que os arquivos estejam sempre sujeitos a migrações de suportes e sistemas. No caso de áudio e vídeo, a digitalização é um processo que garante maior preservação que os suportes analógicos. O armazenamento em grandes repositórios de dados facilita a migração inevitável. (Arquivos)

Preset

Ajuste fixo das cores da câmera eletrônica (ajuste padrão). (TV)

Press kit

Kit que reúne textos, imagens e materiais de apoio para subsidiar os jornalistas e comunicadores com informações mais detalhadas e dinâmicas sobre um evento, um programa, um projeto ou quaisquer ações institucionais. Pode ser enviado em meio físico ou eletrônico. (RP)

Press release

Documentos com informações que subsidiam a produção de matérias. (Diretrizes)

Press release

Documentos com informaçãoes que subsidiam a produção de matérias. (Diretrizes)

Princípios e valores

Conjunto de premissas que norteiam o comportamento e a cultura da instituição e fornecem sustentação às suas principais decisões. (Diretrizes)

Produtor

1. Profissional responsável pela organização da produção de foto, áudio e vídeo. Deve, entre outras atribuições, selecionar elenco e locução, providenciar materiais para a produção (figurino, cenário, trilha sonora) e agendar as sessões de produção com a equipe técnica. (Supres)

 

2. No setor de Jornalismo, é o profissional responsável por produzir as pautas referentes à cobertura da emissora, fazer marcações de entrevistas, fazer a ronda de senadores, gravar sonoras, apurar informações em campo, dar apoio aos repórteres e editores quando na redação e em campo, produzir as pautas de viagem. (TV)

Produtor-executivo

É o profissional responsável por providenciar os meios operacionais para a produção de um determinado programa. Supervisiona se todos os recursos necessários estão disponíveis para a confecção daquele produto. (TV)

Produtos e serviços destinados ao público externo

São exemplos de produtos e serviços destinados ao público externo: programas da Rádio e da TV Senado, o Portal Senado Notícias, a coleção Arquivo S, o Programa Jovem Senador, o Concurso de Redação, o Programa Visite o Congresso, o Alô Senado.

Profissional da Secom

Profissional que trabalha para a Secom independentemente de vínculo profissional — funcionários, comissionados, terceirizados, estagiários. (Diretrizes)

Programa

Produção jornalística, cultural ou musical com características próprias e que pode usar diversos recursos sonoros. (Rádio)

Programa ao vivo

São todos os programas transmitidos no momento em que acontecem, sem possibilidade de edição ou pré-correção de eventuais falhas. (TV)

Programação

1. Conjunto de programas, material jornalístico, transmissões ao vivo, músicas, intervalos e outros produtos transmitidos pela emissora. (Rádio)

 

2. É o setor da emissora que planeja, controla e operacionaliza toda a transmissão dos eventos ao vivo e gravados da TV Senado. (TV)

Programação musical

Sequência de blocos musicais na programação. (Rádio)

Programete

Programa com até 10 minutos de duração. (Rádio)

Projeto de pesquisa

O projeto, ou plano da pesquisa, é o planejamento propriamente dito. (Sepop)

Pronunciamento

Equivale a qualquer fala de parlamentar durante uma reunião de comissão ou sessão plenária para assuntos como explicação pessoal, comunicação inadiável, manifestação de aplauso ou de pesar e discurso do expediente. (TV)

Prova de impressão

Página impressa, fora de escala industrial, para identificação de erros e eventual correção anteriormente à impressão final. (Comark)

Provedor

Para o setor de internet, designa o Prodasen. (TV)

Puf

Ruído que acompanha a articulação da letra p e que geralmente ocorre quando o microfone está muito próximo da boca do entrevistado. (Rádio)