Glossário

HDTV ou Alta Definição

Abreviatura de High Definition Television, sistema de televisão com geração de imagens que possuem um número maior de linhas de definição e um quadro mais largo de relação ao padrões 3 X 4. Os sistemas desenvolvidos possuem a relação da imagem 16 X 9. O Japão desenvolveu um sistema com 1.125 linhas. Os Estados Unidos desenvolveram para 1.050 linhas (525 X 2) e, na Europa, existe o de 1.250 (625 X 2). Para uma questão de comparação, o cinema conta com uma definição aproximada de 1.064 linhas. (TV)

Hertz

Unidade de medida de frequência. Um hertz (1 Hz) significa que a onda oscila um ciclo por segundo. Um quilo-hertz (kHz) = 1.000 Hz; um mega-hertz (MHz) = 1.000 kHz. (Rádio)

Hipertexto

Forma de escrita não linear, surgida e popularizada com a informática. A partir de uma palavra-chave destacada no texto, a leitura é direcionada, por meio de um link, para mais informações sobre o assunto que está sendo tratado.

É, assim, recurso de edição cada vez mais comum e que pode ser usado sempre que houver a necessidade de destacar uma informação importante sem quebrar o ritmo do texto principal, com a inclusão de informações técnicas e meramente explicativas.

Em publicações impressas, trata-se de uma solução gráfica que tenta reproduzir essa forma de escrita característica da era digital. Podem ser pequenos textos auxiliares publicados com destaque próximo ao texto principal para trazer explicações sobre termos, expressões ou nomes com os quais a maioria dos leitores não está familiarizada. (Agência/Jornal)

Hotsite

Também chamado de microssite ou minissite, o hotsite é um pequeno site desenvolvido para apresentar ações de comunicação e marketing pontuais. Normalmente tem prazo de validade pré-determinado, ligado à duração da ação mercadológica, da divulgação de eventos e/ou de lançamentos de produtos e serviços. Em geral, os hotsites têm poucas páginas, apelo persuasivo, visual diferenciado do site ou portal onde estão inseridos e tratam de um único tema. É uma ferramenta eficiente e uma estratégia de baixo custo que permite ações dirigidas a públicos segmentados. Para os internautas, os hotsites estão ligados à idéia de sites interessantes que possuem um conteúdo atual. (RP/TV/Supres)