Glossário

Gaveta

São produtos finalizados e prontos para serem exibidos, mas guardados por motivos diversos, como dar segurança a um programa que irá estrear ou para ser usado somente quando houver escassez de matérias novas, como nos recessos parlamentares. (TV)

GC

Abreviatura de Gerador de Caracteres. É o equipamento utilizado para a inserção de créditos nos eventos transmitidos ao vivo ou previamente gravados. Equipamento que permite pôr, sobre as imagens, letras ou números. (TV)

Geração

Indica cópia em que há perda de qualidade. A fita original designa-se por master ou matriz. (TV)

 

Gerador de caracteres ou GC

Também chamado de GC é o equipamento utilizado para a inserção de créditos nos eventos transmitidos ao vivo ou previamente gravados. Permite pôr, sobre as imagens, letras ou números. (TV)

Geral imagem

É o termo que define uma classificação de documento de imagem em movimento catalogado e guardado no Serviço de Arquivo e Tráfego de Mídias da Secretaria TV Senado. Designa as imagens brutas indicadas pelo profissional envolvido na produção da imagem e/ou selecionada pelo editor do Arquivo que permanecem em acervo para resgate em qualquer tempo. Desde 15 de outubro de 2012, as imagens são ingestadas no sistema Cedoc Archive e descritas no mesmo ambiente. (TV)

Gerente de Projetos

Profissional responsável pelo relacionamento entre a Coordenação de Criação e Marketing e os demandantes dos trabalhos. Tem a função de fazer o primeiro contato, elaborar o briefing, coordenar a execução do serviço e aprovar o trabalho. (Comark)

Gestão arquivística de documentos

1. Administração da produção, tramitação, organização, uso e avaliação de documentos, mediante técnicas e práticas arquivísticas, visando à racionalização e eficiência dos arquivos. Também referida como administração de documentos. (Arquivos)

 

2. São atividades do processo de gestão de documentos, criação/produção, classificação, avaliação, descrição, indexação, conservação/preservação. (Arquivos)

Giro

Sequência de flashes de repórteres na programação ao vivo.(Rádio)

Grade de programação

Chamada de grade original ou básica, é a lista de todos os programas previstos para ir ao ar em um determinado dia e horário. Não especifica os detalhes, apenas fornece a informação geral. (TV)

Gravação de estúdio

São gravações feitas em uma estrutura permanentemente montada, conhecida como estúdio, que permite a montagem de cenários, mudanças de luz, controle de áudio e creditagem, de maneira a obter o programa finalizado para ser transmitido imediatamente. (TV)