Glossário

Fade

Lê-se "feide". Na Programação, diz-se do espaço deixado para que um conteúdo seja transmitido, como um telejornal. Na edição de VTs, diz-se do espaço onde ainda não foi colocada nenhuma imagem mas onde já existe o off. Na edição do arquivo, diz-se do espaço deixado para definir onde termina um conteúdo e onde começa outro. Geralmente esse espaço é uma tela totalmente preta, mas pode ser também uma tela totalmente branca ou em color bars. (TV)

Fade in

1. Aumento gradativo do volume, do zero ao nível desejado. (Rádio)

 

2. Surgimento gradual de uma imagem a partir de uma tela totalmente preta ou branca. (TV)

Fade out

1. Redução gradativa do volume, do nível inicial ao zero. (Rádio)

 

2. Desaparecimento gradual de uma imagem para uma tela totalmente preta ou branca. (TV)

Fase corrente

Aquela na qual os documentos encontram-se estreitamente vinculados aos fins para os quais foram produzidos ou recebidos e que, mesmo cessada a tramitação, constituam objeto de consultas frequentes nos órgãos produtores. (Arquivos)

Fase intermediária

Aquela na qual os documentos que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. (Arquivos)

Fase permanente

Aquela na qual os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo devem ser definitivamente preservados. (Arquivos)

Fechamento de arquivos

Procedimento de preparação de arquivo digital a fim de preservar as suas configurações (formato, cores, tipografia, imagens) no momento da reprodução. (Comark)

Feedback

Efeito provocado quando a câmera é direcionada para a tela do monitor que exibe a imagem por ela captada, mostrando uma espiral infinita que se modifica conforme movimenta-se a câmera. Veja eco de imagem. (TV)

Fibra óptica

Cabo que conduz sinais luminosos próprios para transmissão digital. (TV)

Ficha de identificação

É o documento colocado nas mídias (XDcam ou Betas) identificando o conteúdo das mesmas e os profissionais envolvidos no produto que as gerou. É usada para controle e futuro resgate das informações a fim de que outros usuários interessados no conteúdo possam trabalhar com as imagens ou entrevistas captadas. (TV)

Ficha técnica

É a listagem, geralmente exibida ao final de um produto, com os nomes dos profssionais envolvidos na realização do mesmo. (TV)

Fidedignidade

Capacidade de o documento sustentar os fatos que atesta. (Arquivos)

Finalização

É o processo que deixa o produto pronto para ser transmitido imediatamente. Contém todos os elementos previstos no script como efeitos, músicas e outros recursos, além dos créditos e do rol final. (TV) 

Fitas brutas

São fitas com conteúdos captados para a confecção de um determinado produto que ainda não passaram por tratamento na ilhas de edição. (TV)

Fitoteca

Setor responsável pelo armazenamento de CDs, arquivos digitalizados e produtos da emissora. (Rádio)

Flash

Breve informação gravada ou ao vivo transmitida pelo repórter. O mesmo que boletim. (Rádio)

Fluxo

É o estudo e controle realizado de forma permanente pela Engenharia sobre os processos de trabalho da emissora, para localizar e corrigir falhas ou propôr medidas mais eficazes e eficientes. (TV)

FM

Sigla de “frequência modulada”. Faixa de frequência entre 88 e 108 MHz (mega-hertz). (Rádio)

Fonte

Pessoa, instituição (pública ou privada) ou documento que fornece uma determinada informação ao jornalista. Na maioria dos casos, deve ser identificada. (Agência/Jornal)

Fonte oficial

São consideras fontes oficiais, para os termos deste manual, assessorias, perfis em redes sociais, entrevistas e pronunciamentos públicos do parlamentar.

 

Fontes

São profissionais previamente contatados pela Assessoria de Imprensa, que dominam determinado assunto e estão aptos a dar entrevistas e prestar esclarecimentos, em nome da instituição, aos profissionais de comunicação. (RP)

Forca ou linha enforcada

É a última linha de um parágrafo que sobra sozinha no início de uma coluna de texto ou de uma página. (Agência/Jornal)

Frame (quadro)

 

Imagem eletrônica completa. O quadro é constituído por dois campos (fields). Nos sistemas PAL-M e NTSC, um quadro é formado por 525 linhas a uma freqüência de 60 Hz. Quando aparecem 29 quadros, ou frames, a máquina registra um segundo de gravação. (TV)

Frequência

Número de oscilações ou vibrações que acontecem igualmente em um determinado tempo. (TV)

Fundo Infinito

Fundo de uma só cor em que seus ângulos são ocultados. (TV)

Fusão

 

1. É um recurso aplicado nas ilhas de pós-produção que resultam em efeito de transição de uma imagem para outra.

 

2. Processo de mesclagem de duas fontes diferentes de vídeo. Pode ser usada a mesma expressão para áudio. (TV)