Glossário

EBR

Conjunto de softwares desenvolvidos pelo servidor do Senado Edgar Benício Rosa para a automação de estúdios de rádio e gerenciamento de arquivos de áudio. (Rádio)

 

Edição

Montagem de áudio ou vídeo em que são decididas as ordens em que serão exibidas imagens ou sons. (TV)

Edição fotográfica

A edição fotográfica compreende o processo de escolha das imagens para ilustrar as reportagens a serem publicadas. (Agência/Jornal)

Edição linear

Edição em que, para a escolha das cenas, é necessário percorrer a fita. (TV)

Edição não linear

Edição em que as cenas ou os trechos estão armazenados digitalmente no computador estando disponíveis imediatamente. (TV)

Edição técnica

A edição técnica compreende, entre outras alterações: a eliminação de cacoetes de linguagem; a retirada de pausas nas quais não há conteúdo semântico, em trechos de áudio e vídeo; e, no texto escrito, a adequação para a norma culta da língua e a correção de dados técnicos equivocados, quando necessário. (Rádio e TV)

Editor-chefe

É o profissional responsável pelo fechamento e finalização de um telejornal na emissora. (TV)

Editor de imagem

Também chamado de editor de videotape, é o profissional que edita os programas gravados em videotape, maneja as máquinas durante a montagem final e edição de um produto audiovisual, ajusta as máquinas e determina, conforme orientação do editor de texto, o melhor ponto de edição. (TV)

Editor de texto

É o profissional responsável por acompanhar a maneira como uma reportagem está desenvolvida, orientando o repórter sobre a condução das informações, tomando como base o conjunto do telejornal. Esse profissional também guia o editor de VT sobre a montagem da matéria e é responsável pela redação do texto de cabeça. (TV)

Elementos textuais da página

Os elementos textuais da página incluem sobretítulo, título, subtítulo, texto, olho, entretítulo, legenda. (Agência/jornal)

Eliminação

Destruição de documentos que, na avaliação, foram considerados sem valor para a guarda permanente. Ver liberação de fitas. (Arquivos)

Em campo

São os locais de apuração da notícia fora da redação da emissora. (TV)

Encartes

Chamados também de suplementos, os encartes são edições especiais que acompanham a edição ordinária do Jornal do Senado. (Agência/Jornal)

Encerramento

Parte final de matéria, programa ou transmissão ao vivo. Poderá conter um resumo do que foi ao ar. (Rádio)

Encoder

1. Codificador, transforma o sinal de um formato original, geralmente analógico, para outro formato, normalmente digital.

2. Transformador de sinal de vídeo original (red, green e blue) em sinais de luminância e crominância. (TV)

Endereço

Código previamente convencionado para o armazenamento de arquivos de áudio e de texto. (Rádio)

ENG

Abreviatura de eletronic news gathering (captação eletrônica de notícias), termo usado para designar equipamentos portáteis para realizações de reportagens. (TV)

Enquadramento

É a maneira como a câmera é acionada para exibir os elementos em cena. (TV)

Enquete

Pergunta, acompanhada de respostas do tipo múltipla escolha, em que a participação do votante é espontânea, não segue critérios de amostra probabilística. Seus resultados, portanto, não representam a opinião de toda a população, apenas dos participantes. (Sepop)

 

Entenda o assunto

Recurso que explica termos comumente utilizados nas matérias da Agência, de modo a que o texto não perca em fluência. Os termos listados não fazem parte do jargão legislativo, que constarão do “Glossário Legislativo” (link para página da agência). À medida em que os termos deixem de ser usados, devem ser retirados da relação do “Entenda”. (Agência/Jornal)

Entretítulo

É o título interno à matéria, que cria área de respiro no bloco de informação. É formado por até três palavras. (Agência/Jornal)

Entrevistador

É o jornalista escalado para realizar uma entrevista em estúdio ou set. (TV)

Enxugar

Retirar trechos e/ou palavras do texto para torná-lo mais claro e conciso. (Rádio)

Escala de respostas fechadas

Conjunto de respostas a uma dada pergunta em um questionário e que se caracteriza por apresentar, ao respondente, opções de respostas previamente estabelecidas, exaustivas e mutuamente excludentes, e que não admite resposta espontânea, “aberta”, do respondente. (Sepop)

Escalada

Destaques de um radiojornal ou de uma transmissão especial anunciados em sequência e na abertura. (Rádio)

Espaço em HD

É o espaço disponível nos robôs existentes na sala-cofre do Prodasen, onde ficam armazenadas as informações referentes à página da emissora na internet. (TV e Rádio)

Especial Cidadania

O Especial Cidadania foi criado em 2004 para funcionar como espaço dedivulgação (link para norma específica 3) de serviços públicos à disposição dos cidadãos. Atende os pressupostos básicos do jornalismo público de comunicação direta com o cidadão, eleitor e contribuinte, colaborando assim para o fortalecimento da democracia ao estimular a participação popular no processo legislativo e atrair maior interesse à ação do poder público em favor da sociedade, inclusive a atuação dos parlamentares nesse processo. (Agência/Jornal)

Estéreo

1. Forma reduzida de “estereofônico”. Efeito que produz sons distintos em cada alto-falante (esquerdo e direito) para que o ouvinte tenha a noção de tridimensionalidade. É o som em 3D. (Rádio)

 

2. Do inglês stereo: sistema que se utiliza de dois ou mais canais para dar noção de espaço (esquerda, direita, frente e atrás). (TV)

Estourar

Ultrapassar o tempo previsto para uma matéria, radiojornal, programa ou transmissão ao vivo. (Rádio)