Glossário

Cabeça

1 - Texto lido pelo locutor para anunciar uma matéria. Na Rádio Senado, termina com o anúncio do nome do repórter. Deve destacar o fato mais importante da reportagem. (Rádio)

 

2 - Texto que informa o telespectador, durante o telejornal, qual reportagem será exibida a seguir. Contém o lead da notícia. (TV)

Cadastro

Banco de dados das emissoras que usam produtos da Rádio Senado disponibilizados pela Radioagência. (Rádio)

 

Cadastro de Usuários

Banco de dados das emissoras que usam produtos da TV Senado disponibilizados pela TV Agência. (TV)

Campanha de divulgação de ações desenvolvidas por outras áreas da Secom

Planejamento, criação, produção e acompanhamento de campanhas publicitárias para divulgar ações de outras áreas da Secom. Podem ser desenvolvidos materiais impressos, audiovisuais e digitais para TV, rádio, meios impressos e web. (Comark) 

Campanhas institucionais

Planejamento, criação, produção e acompanhamento de campanhas publicitárias de cunho institucional, voltadas à construção da imagem do Senado e à divulgação da atividade parlamentar. O conceito de comunicação da campanha e o estudo de sua identidade visual são elaborados a partir das definições estratégicas do planejamento de marketing. São desenvolvidas peças para diversas mídias e meios de divulgação: vídeos institucionais e publicitários, spots de rádio, anúncios impressos, fôlderes, cartazes, banners, adesivos, malas-diretas, camisetas, e-mail marketing, peças eletrônicas digitais (banners para internet, hotsites). A Supres também desenvolve ações em mídias sociais como forma de contato com seus públicos em ambiente virtual. (Supres)

 

Campanhas internas

Planejamento, criação, produção e acompanhamento de campanhas publicitárias voltadas ao público interno. (Supres)

 

Canais de internet

Cada um dos segmentos utilizados para transmissão via internet a partir da página da TV Senado. (TV)

 

Canopla

Nome da peça que envolve o microfone e mostra a logomarca da emissora. (TV)

Catálogo no Sistema Cedoc

1. Conjunto de informações (metadados) mínimas para cadastrar documentos audiovisuais referentes a um determinado evento ou programa. (Arquivos)

 

2. É uma espécie de dossiê onde podem ser colocados vários documentos. Um catálogo deve ser aberto para apenas um evento (ou programa) de um determinado dia, mas podem ser inseridas no mesmo catálogo as fotos do evento ou anexadas a pauta, a ata etc. (Arquivos) 

Cedoc Archive

Sistema que possibilita catalogação, descrição e indexação dos documentos audiovisuais digitais que compõem os acervos da Stel, Secom e ILB.(Arquivos)

Cedoc Multimídia

É a Subsecretaria de Conversão Digital de Acervos Audiovisuais (SSCODA), subordinada à Secretaria Técnica de Eletrônica (STEL) com a atribuição de controlar, reunir, organizar e arquivar o acervo multimídia da STEL, SECOM e ILB; coordenar os processos de implantação de novas tecnologias de produção, registro e armazenamento de acervos multimídia; preservar, dar acesso e divulgar a documentação arquivada. (Ato do Diretor-Geral 4.145/2005)

Cenário

São elementos físicos e/ou virtuais como objetos, cores, texturas, estilos e mobiliário que definem um espaço em estúdio com o objetivo de caracterizar o programa. (TV)

Cenas de corte

Cenas extras do cenário, do entrevistador e do entrevistado que servem para cobrir offs ou são inseridas para editar uma sonora. (TV)

 

Central de Corte do Plenário (CCP)

Também conhecida como pantilt, é o local onde se grava, credita, armazena e registra em tempo real as reuniões das comissões. Ver também Pantilt. (TV)

Chamada

Breve material gravado que é inserido várias vezes durante a programação para anunciar um programa ou divulgar uma mensagem institucional. (Rádio)

 

Produto de curta duração preparado com intuito de despertar a atenção do telespectador para que assista determinado programa. A chamada informa dia e horário de exibição do programa. (TV)

 

Checklist

Documento que orienta o planejamento e a organização de um evento ou projeto. Contém o descritivo de todas as tarefas a serem executadas com a indicação de cada passo, setor ou pessoa responsável, além do prazo final para a execução. (RP)

Chefe da Edição

É o profissional responsável por coordenar toda a equipe de editores do jornalismo da emissora. Quando responsável por apenas um noticiário, é chamado de editor-chefe. (TV)

Chefe da Programação

 

É o profissional responsável por coordenar toda a equipe que trabalha no setor de Programação da emissora. (TV)

 

Chefe de Criação

Profissional responsável por coordenar e avaliar os trabalhos de criação e produção. (Comark)

Chefe de Marketing

Profissional responsável por coordenar e avaliar os trabalhos de planejamento de marketing e comunicação. (Comap)

Chefe de Reportagem

É o profissional responsável por coordenar toda a equipe de repórteres, produtores e pauteiros envolvidos na cobertura jornalística da emissora. (TV)

Chroma Key (chave de cor)

Efeito que consiste em inserir uma imagem sobre outra através da anulação de uma cor padrão – como, por exemplo, o azul. (TV)

Circuito fechado de TV

Circuito fechado ou circuito interno de televisão, também conhecido pela sigla CFTV (do inglês closed-circuit television, CCTV), é um sistema de televisão que distribui sinais provenientes de câmeras localizadas em locais específicos, para um ou mais pontos de visualização. (TV)

Classe

Cada divisão que compõe um sistema de classificação. (Arquivos)

 

Classificação

1. Organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um Plano de Classificação ou Quadro de Arranjo. (Arquivos)

 

2. É a “ação intelectual de construir esquemas para agrupar os documentos a partir de princípios estabelecidos” (Santos, 2007). Refere-se à criação e utilização de planos de classificação que reflitam as atividades da instituição. (Arquivos) 

Clearcom

Equipamento por meio do qual se comunicam os profissionais envolvidos nas operações ao vivo.

Clip

Produto de curta duração, geralmente sonorizado por música, que mostra as imagens mais importantes de um determinado evento, cobertura ou assunto. (TV)

Clipes

É como se identificam as cenas gravadas em formato digital. A cada disparo da câmera e corte, registra-se um clip. (TV)

Clipping

1 - Clipping é o produto gerado a partir do acompanhamento, da leitura e da seleção das notícias publicadas sobre a instituição, em meio físico ou eletrônico, nos diversos meios de comunicação. (RP)

2 -Integrante do Senado na Mídia, trata-se do serviço de seleção diária de notícias de relevo na imprensa escrita. (Sepop)

Cobertura

É o acompanhamento da notícia ou evento para ser apresentado, ao vivo ou pré-gravado, por um ou mais jornalistas. (TV)

Cobertura especial

É aquela de grande repercussão nacional, como votações em comissões ou Plenário de projetos polêmicos, depoimentos-chave em comissões parlamentares de inquérito e Conselho de Ética e outros eventos, a critério do chefe de reportagem e direção do veículo. (Agência/Jornal)

Cobertura institucional

É o acompanhamento presencial ou on-line da notícia ou do evento institucional para ser publicado pelos veículos digitais internos da Comunicação do Senado.

Código de Classificação de Documentos

Sistema de código derivado de um Plano de Classificação. (Arquivos)

Color bars

Padrão de barras coloridas, de formato internacional, que serve para projetar circuitos eletrônicos de vídeo, para regular amplificadores de vídeo e para recalibrar monitores, câmeras etc. (TV)

Comissão de Avaliação de Documentos

Grupo multidisciplinar encarregado da avaliação de documento de um arquivo. No Senado, o Ato do Diretor-Geral 846/2000, institui a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos de Arquivo do Senado Federal e Congresso Nacional. (Arquivos)

Computação gráfica

Imagem sintetizada por computador que possui forma e movimento calculados automaticamente pelo computador. (TV)

Comunicação de utilidade pública

A que se destina a divulgar direitos, produtos e serviços do Senado Federal e do Congresso Nacional colocados à disposição dos cidadãos com o objetivo de informar, educar e orientar a população (adaptado da definição de publicidade de utilidade pública usada pelo Poder Executivo Federal).

(Comark)

Comunicação institucional

Ação de comunicação que se destina a divulgar atos, ações, serviços, campanhas e resultados do Senado Federal e do Congresso Nacional, com o objetivo de atender o princípio da publicidade, de valorizar e fortalecer as duas instituições e de estimular a participação da sociedade no trabalho do Legislativo federal (adaptado da definição de publicidade institucional usada pelo Poder Executivo Federal). (Comark)

Comunicação interna

“A comunicação interna é uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis”. (RP/Comark)

Comunicação mercadológica

A que se destina a lançar, modificar, reposicionar ou promover produtos e serviços do Senado Federal e do Congresso Nacional que atuem em relação de concorrência no mercado (adaptado da definição de publicidade institucional usada pelo Poder Executivo Federal). (Comark)

Conceito criativo

Linha expressiva ou ideia norteadora da peça publicitária ou produto editorial definida após análise dos objetivos de comunicação, do público-alvo, entre outros. (Comap)

Confiabilidade

Consistência com que uma dada medida, aplicada repetidamente ao mesmo objeto, produz sempre o mesmo resultado. (Sepop)

Confitas

É a base de dados onde estão registradas todas as movimentações de mídia na Secretaria TV Senado a partir do ano de 2005. O registro ocorre no momento em que a mídia recebe um número acompanhado por um código de barras até a desativação ou transformação da mesma em mídia de Acervo. (TV)

Conservação / preservação

Engloba atividades preventivas dos documentos arquivísticos, com o objetivo de prolongar o seu tempo de utilização e permitir sua acessibilidade contínua. (Arquivos)

Contraluz

Luz oposta à luz principal que dá contorno à figura iluminada, proporcionando a noção de volume, destacando-a do fundo, dando a sensação de profundidade entre a figura iluminada e o cenário. A posição de altura da contraluz deverá estar entre 45 graus (para não ser captada pela lente da câmera) até 60 graus (se ultrapassar esse ângulo poderá começar a iluminar a frente da figura). Essas regras podem variar conforme as necessidades. (TV)

Contraplano

Cena de corte com o repórter ou apresentador que dá o ponto de vista do entrevistador. (TV)

Controle mestre

Central aonde chegam todos os sinais de áudio e vídeo produzidos pela emissora, ao vivo ou gravados, e de onde é gerado o sinal principal que vai para exibição. (TV)

Coordenador de Operações

Profissional responsável por todo o sistema operacional da emissora. É hierarquicamente superior ao Supervisor de Operações. (TV)

 

Coordenador de Perfil

Cada perfil de rede social deve ter um coordenador, a quem cabe compor, treinar e coordenar a equipe; elaborar e fazer cumprir o planejamento de rede social; criar a conta e configurar o perfil; definir documentos e fontes a serem consultados; monitorar o trabalho dos operadores; pautar diariamente o conteúdo a ser postado; responsabilizar-se pelo conteúdo postado; produzir os relatórios mensais, semestrais e anuais; gerenciar questões relacionadas à identidade visual e zelar pelo cumprimento das determinações do Manual de Comunicação da Secom e da Política de Uso das Redes Sociais(Diretrizes)

Coordenador de Programação

É o profissional responsável por ajustar a planilha de exibição e fazer o ingest dos programas da grade. É subordinado à Chefia da Programação. (TV)

Coordenador de Vivo

Coordena as transmissões ao vivo, a partir do controle mestre da emissora . Ele orienta o trabalho do diretor de TV, do operador de GC e do operador do áudio e coloca no ar o crawl que roda na barra de notícias. (TV)

Copiagem

Cópia de produtos audiovisuais executada pela Secretaria Técnica de Eletrônica, conforme Ato da Comissão Diretora 12/2008. (Arquivos/TV)

Correção

O Jornal do Senado tem como princípio reparar erros com a publicação de notas chamadas Erramos. São textos curtos e objetivos que oferecem ao leitor esclarecimentos sobre informações erradas, imprecisas ou equivocadas. (Agência/Jornal)

Corte

1 -Interrupção de uma transmissão ao vivo ou da veiculação de um material gravado. Também significa a retirada de trechos gravados de matéria ou programa. (Rádio)

 

2 - É a atividade do profissional denominado diretor de TV (DTV), sob a orientação de um diretor de programas, produtor ou editor, que define, por meio de um equipamento específico, quais imagens oriundas das câmeras e recebidas na emissora serão transmitidas ao vivo ou gravadas. Pode também definir o ponto de saída de uma entrevista ou de uma reportagem ou significar a escolha de imagens ou cenas quando há mais de uma câmera de gravação. Na edição, é a cena ou take a ser inserido durante a edição. (TV)

Crawl

É o recurso que permite que informações sobre outros acontecimentos no Senado sejam disponibilizadas na tela, por meio de texto escrito que aparece em intervalos durante a exibição de programas ao vivo. (TV)

Creditagem

É todo o processo de inserção de créditos num programa, ao vivo ou gravado. (TV)

Crédito

Identificação dos profissionais que participam da produção de um material jornalístico ou de um programa. (Rádio)

 

Créditos ou GCs

Identificação com nome e cargo ou função dos entrevistados que aparecem na tela de vídeo. Informações em lettering com título e tema em debate nas comissões. (TV)

Criação / produção

Função arquivística que diz respeito à participação colaborativa do arquivista na definição de manuais de produção de documentos, pois o maior rigor no cumprimento destas normas garantirá uma melhor gestão dos documentos. (Arquivos)

Cronograma

Indicação de cada etapa (por semana) da realização de um produto. Deve prever o tempo demandado para pesquisa, pré-produção, produção, edição, finalização, produção de hotsite, divulgação, estréia e fechamento da produção. (TV)

Cross-media

1. É a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e off-line. Conceito dos anos 90, envolvendo publicidade em múltiplos meios. Ou seja, um conceito simplista sobre publicidade e canais de veiculação. (wikipedia)

 

2. Cross-media (cruzamento de mídias) ou transmídia é o desenvolvimento de uma narrativa levando em conta as especificidades de cada canal de comunicação.

 

3. Cross-media também pode ser entendida como comunicação integrada. É a forma mais eficaz de uma mensagem (anúncio) atingir o consumidor, justamente por utilizar o maior número possível de mídias (veículos de comunicação) — por exemplo, rádio, tv, revistas, jornais, internet, TV por assinatura, mailing, sampling etc. (Supres)

Cue [“Kiu”]

1.  Palavra inglesa com significado aproximado de “sugestão, palpite”. Escuta de um áudio antes de colocá-lo no ar. (Rádio)

 

2.  Marcação destinada ao controle de início e término de uma gravação ou de trechos em videoteipe. (TV)