Glossário

Balanceamento de cores

Ajuste do nível de cada componente de cor básica (vermelho, verde e azul) para obter imagens com fidelidade de cores próxima àquelas que os objetos apresentam sob iluminação ideal. (TV)

Banco de imagens

É a designação das imagens brutas selecionadas no Arquivo, após a edição de um programa, para compor o acervo da emissora. Também chamado de Geral Imagem. (TV)

Betacam

É um dos três sistemas de gravação da TV Senado que utiliza fita de meia polegada com qualidade profissional. A identificação SP significa "Superior Performance", ou seja, uma versão com maior quantidade de partículas magnéticas na fita. (TV)

BG [“Begê”]

1 – Abreviatura do inglês background (“fundo”). Música, voz ou efeito sonoro inserido simultaneamente à fala e que vai ao ar num volume mais baixo. Dá suporte à transmissão e não deve prejudicar a clareza da fala. (Rádio)

 

2 – Abreviatura de background. Do inglês, fundo ou segundo plano. No áudio, é utilizado para descrever o som em segundo plano. Define os sons colocados em volume mais baixo, porém audível, em paralelo com o off. Pode ser o barulho de pessoas falando, de uma cachoeira ou uma música. No vídeo, é a imagem ou cenário de fundo. (TV)

Bit

Contração de binary digit. Menor unidade digital, só pode assumir os valores 0 ou 1. Um byte é formado por 8 bits. (TV)

Boletim

Breve informação gravada ou ao vivo transmitida pelo repórter. O mesmo que flash. (Rádio)

Boneca/boneco

1 – Objeto demonstrativo de trabalho gráfico com mais de duas páginas destinado a ser impresso. Confeccionado no mesmo formato em que se pretende imprimir o trabalho em questão, o(a) boneco(a) funciona como um leiaute e orienta o paginador ou o artefinalista, com o desenho das páginas a serem montadas e com a disposição de cada página em relação a outra. Seu principal objetivo é demonstrar como deverá ser a peça final depois de impressa e montada. (Comap)

Boom

Vara especial utilizada para posicionar um microfone sem que ele apareça na cena filmada. (TV)

Break

1 - Intervalo que separa blocos de um radiojornal, de um programa ou da programação musical. (TV)

2 - Interrupção de um programa para a introdução de chamadas comerciais ou institucionais. (Rádio)

Briefing

1 - Conjunto de informações coletadas em reunião para o desenvolvimento de um trabalho. A partir dessas informações são mapeadas as expectativas, limitações e sugestões dos requerentes/solicitantes a fim de verificar a viabilidade de cada uma das possibilidades traçadas. É elemento primordial para o planejamento de todas as etapas dos eventos institucionais no Senado. (RP)

 

2 - Estudo dirigido com o qual se obtêm as informações básicas que delineiam uma pesquisa, por parte daquele que requer sua realização. Por exemplo: tema, objetivo da pesquisa, prazo para conclusão, possíveis perguntas a serem feitas. (Copop)

 

3 - Documento contendo informações que servem de subsídio ao planejamento da campanha. O briefing contextualiza o projeto que se pretende realizar, apresentando o problema e o objetivo de comunicação, o público-alvo a que se destina a campanha, as peças sugeridas e a definição do prazo final para execução do serviço. (Comap)

Briefing de produção

Documento que apresenta todas as necessidades de produção à equipe do Serviço de Produção, Mídia e Atendimento Publicitário (Seproma). Sua elaboração deve considerar as especificidades de cada projeto. (Comap)

Broadcast ou broadcasting

Radiodifusão, ou seja, transmissão por meio de ondas eletromagnéticas, de áudio (ex.: rádio AM e FM) ou áudio mais vídeo (televisão). Também usado para qualificar os equipamentos utilizados na produção e transmissão dos produtos audiovisuais das rádios e TVs. (TV)

Brutus

Sistema que permite a visualização, a decupagem e a pré-edição de conteúdo de áudio e vídeo de forma não-linear em computadores da plataforma Prodasen, de forma simultânea e independente, com o objetivo de reduzir o tráfego de mídias, melhorar a distribuição de conteúdo e otimizar o uso das ilhas. (TV)

Buraco

Momento de total ausência de som na transmissão. (Rádio)

Buscador de internet

Software on-line que oferece aos usuários a possibilidade de encontrar diversas páginas relacionadas aos termos por eles digitados. O buscador percorre a internet catalogando (indexando) todas as páginas que encontra de acordo com os assuntos (palavras-chave) que, segundo ele, aquelas páginas abordam, para, posteriormente, exibi-las como resutlado de uma pesquisa feita sobre esse mesmo assunto (palavra-chave). Por isso é importante saber trabalhar uma página com conteúdo na internet para fazê-la ser bem indexada (ser relacionada com o assunto desejado) e ranqueada (fazê-la ter uma boa posição na ordem dos resultados da pesquisa). (Agência/Jornal)