Glossário

Creditagem

É todo o processo de inserção de créditos num programa, ao vivo ou gravado. (TV)

Crédito

Identificação dos profissionais que participam da produção de um material jornalístico ou de um programa. (Rádio)

 

Créditos ou GCs

Identificação com nome e cargo ou função dos entrevistados que aparecem na tela de vídeo. Informações em lettering com título e tema em debate nas comissões. (TV)

Criação / produção

Função arquivística que diz respeito à participação colaborativa do arquivista na definição de manuais de produção de documentos, pois o maior rigor no cumprimento destas normas garantirá uma melhor gestão dos documentos. (Arquivos)

Cronograma

Indicação de cada etapa (por semana) da realização de um produto. Deve prever o tempo demandado para pesquisa, pré-produção, produção, edição, finalização, produção de hotsite, divulgação, estréia e fechamento da produção. (TV)

Cross-media

1. É a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e off-line. Conceito dos anos 90, envolvendo publicidade em múltiplos meios. Ou seja, um conceito simplista sobre publicidade e canais de veiculação. (wikipedia)

 

2. Cross-media (cruzamento de mídias) ou transmídia é o desenvolvimento de uma narrativa levando em conta as especificidades de cada canal de comunicação.

 

3. Cross-media também pode ser entendida como comunicação integrada. É a forma mais eficaz de uma mensagem (anúncio) atingir o consumidor, justamente por utilizar o maior número possível de mídias (veículos de comunicação) — por exemplo, rádio, tv, revistas, jornais, internet, TV por assinatura, mailing, sampling etc. (Supres)

Cue [“Kiu”]

1.  Palavra inglesa com significado aproximado de “sugestão, palpite”. Escuta de um áudio antes de colocá-lo no ar. (Rádio)

 

2.  Marcação destinada ao controle de início e término de uma gravação ou de trechos em videoteipe. (TV)

Deadline

1. Hora limite para a finalização da matéria. (Rádio)

2. Prazo para finalização de produtos para televisão (VTs, programas). (TV)

Debates polêmicos

Entende-se por polêmico o debate em que há polarização causada por explícita divergência de opiniões defendidas por um senador ou por grupos de senadores. (Agência/Jornal)

Decupagem

Descrição do conteúdo gravado com marcação do tempo em que aparecem as imagens e falas. (TV)

 

Decupagem em bins

Nos processos de pós-produção de documentários, consiste em, a partir da seleção do diretor no roteiro, marcar (logar) os trechos que entrarão na edição do documentário. (TV)

Definição

Qualificação dada a uma imagem quanto à referência de captação e reprodução de detalhes. (TV)

 

Degravação

Consiste em transformar o arquivo gravado em áudio e enviar aos taquígrafos do Senado para degravação das entrevistas produzidas para os documentários e outros produtos de grande duração na emissora. (TV)

 

Deixa

Trecho da matéria ou da transmissão que indica ao profissional (operador, locutor, repórter) o momento de uma mudança do que entrará no ar. Pode ser “deixa inicial”, “deixa final” ou ambas. (Rádio)

Delay

Atraso ou falta de sincronia na chegada do sinal de áudio e/ou vídeo em transmissões via satélite. É causado pela demora no processamento digital do sinal ou pela distância entre os pontos de origem e de recepção da transmissão. (Rádio)

 

Desanunciar música

Informar o ouvinte sobre o nome e o autor de uma música no momento imediatamente posterior ao que ela foi ao ar. Veja também “Anunciar música”. (Rádio)

Descrição

1. Conjunto de procedimentos que, levando em conta os elementos formais e de conteúdo das unidades de arquivamento, representam-nas nos instrumentos de pesquisa. (Arquivos)

 

2. Descrição também se refere ao resumo do conteúdo de um documento. (Arquivos) 

Descrição arquivística

Consiste em identificar e cadastrar os metadados (ou seja, informações que dizem o que, quem, quando, como, onde), além da descrição física de um documento (tamanho, formato, resolução, fonte etc.) e pessoas envolvidas na sua produção. (Arquivos)

Destinação

Decisão, a partir da avaliação, quanto ao encaminhamento dos documentos para guarda permanente ou eliminação. (Arquivos)

Diagramação

A diagramação compreende o processo de disposição dos textos, fotografias, quadros e infográficos produzidos naquele dia nas páginas do Jornal, com a definição do tamanho reservado a cada texto e foto. Todo texto deve ter um título, e toda foto deve ter uma legenda. (Agência/Jornal)

Digital

Oposto ao analógico. Sistema que utiliza a forma binária (que usa combinação dos números 1 e 0 alternadamente), de modo a manipular informações sem a perda de qualidade da mesma. (TV)

 

Digitalização

Processo de conversão de um documento em qualquer suporte ou formato para o formato digital, por meio de dispositivo apropriado. (Arquivos)

 

 

Digitalizar

1. Transformar sinal analógico (análogo ao fenômeno físico) em informação digital, representada por sequência de números e que permite a manipulação por meio de equipamentos que utilizam recursos de processamento digital. (Rádio)

2. Transformar informação analógica em digital. (TV)

Diretor de Arte

Profissional de criação especializado em definir e desenvolver o conceito da campanha e oferecer soluções e ideias criativas para ações de comunicação. Além disso, é responsável por toda parte visual e gráfica das peças. (Comap)

Diretor de Imagem ou de TV

Também chamado DTV, é o profissional técnico que controla, por meio de equipamentos específicos, qual sinal oriundo das câmeras será enviado para transmissão ou para gravação nos VTs. O trabalho é geralmente feito sob a orientação de um coordenador de vivo, diretor de programas, produtor ou editor. (TV)

Diretor de Programas da CCP

Profissional que desenvolve as atividades na Central de Corte de Plenários e é responsável por preparar os créditos das comissões, preencher o quadro de acompanhamento dos projetos, detalhar o mapa de transmissão da comissão e inserir o número do catálogo do evento antes do início da transmissão ou gravação. (TV)

Divulgação cruzada

Refere-se ao uso de um veículo de comunicação como espaço de divulgação de um outro veículo pertencente a uma mesma organização. No caso da Secom, a divulgação cruzada ocorre quando um veículo ou serviço (como a TV Senado) publica material de divulgação de outros veículos ou serviços da Secom. (Diretrizes)

Divulgação institucional

É o anúncio ou o registro de um fato ou evento de interesse dos públicos internos do Senado feito pelos veículos digitais internos da Comunicação, sem cobertura.

Divulgadores

São os jornalistas responsáveis pela divulgação dos programas que irão estrear ou ser reapresentados na emissora. (TV)

 

Documentação

1. Conjunto de documentos. (Arquivos)

 

2. Ato ou serviço de coleta, organização, processamento técnico e disseminação de informações e documentos. (Arquivos)