Glossário

Clearcom

Equipamento por meio do qual se comunicam os profissionais envolvidos nas operações ao vivo.

Clip

Produto de curta duração, geralmente sonorizado por música, que mostra as imagens mais importantes de um determinado evento, cobertura ou assunto. (TV)

Clipes

É como se identificam as cenas gravadas em formato digital. A cada disparo da câmera e corte, registra-se um clip. (TV)

Clipping

1 - Clipping é o produto gerado a partir do acompanhamento, da leitura e da seleção das notícias publicadas sobre a instituição, em meio físico ou eletrônico, nos diversos meios de comunicação. (RP)

2 -Integrante do Senado na Mídia, trata-se do serviço de seleção diária de notícias de relevo na imprensa escrita. (Sepop)

Cobertura

É o acompanhamento da notícia ou evento para ser apresentado, ao vivo ou pré-gravado, por um ou mais jornalistas. (TV)

Cobertura especial

É aquela de grande repercussão nacional, como votações em comissões ou Plenário de projetos polêmicos, depoimentos-chave em comissões parlamentares de inquérito e Conselho de Ética e outros eventos, a critério do chefe de reportagem e direção do veículo. (Agência/Jornal)

Cobertura institucional

É o acompanhamento presencial ou on-line da notícia ou do evento institucional para ser publicado pelos veículos digitais internos da Comunicação do Senado.

Código de Classificação de Documentos

Sistema de código derivado de um Plano de Classificação. (Arquivos)

Color bars

Padrão de barras coloridas, de formato internacional, que serve para projetar circuitos eletrônicos de vídeo, para regular amplificadores de vídeo e para recalibrar monitores, câmeras etc. (TV)

Comissão de Avaliação de Documentos

Grupo multidisciplinar encarregado da avaliação de documento de um arquivo. No Senado, o Ato do Diretor-Geral 846/2000, institui a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos de Arquivo do Senado Federal e Congresso Nacional. (Arquivos)

Computação gráfica

Imagem sintetizada por computador que possui forma e movimento calculados automaticamente pelo computador. (TV)

Comunicação de utilidade pública

A que se destina a divulgar direitos, produtos e serviços do Senado Federal e do Congresso Nacional colocados à disposição dos cidadãos com o objetivo de informar, educar e orientar a população (adaptado da definição de publicidade de utilidade pública usada pelo Poder Executivo Federal).

(Comark)

Comunicação institucional

Ação de comunicação que se destina a divulgar atos, ações, serviços, campanhas e resultados do Senado Federal e do Congresso Nacional, com o objetivo de atender o princípio da publicidade, de valorizar e fortalecer as duas instituições e de estimular a participação da sociedade no trabalho do Legislativo federal (adaptado da definição de publicidade institucional usada pelo Poder Executivo Federal). (Comark)

Comunicação interna

“A comunicação interna é uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis”. (RP/Comark)

Comunicação mercadológica

A que se destina a lançar, modificar, reposicionar ou promover produtos e serviços do Senado Federal e do Congresso Nacional que atuem em relação de concorrência no mercado (adaptado da definição de publicidade institucional usada pelo Poder Executivo Federal). (Comark)

Conceito criativo

Linha expressiva ou ideia norteadora da peça publicitária ou produto editorial definida após análise dos objetivos de comunicação, do público-alvo, entre outros. (Comap)

Confiabilidade

Consistência com que uma dada medida, aplicada repetidamente ao mesmo objeto, produz sempre o mesmo resultado. (Sepop)

Confitas

É a base de dados onde estão registradas todas as movimentações de mídia na Secretaria TV Senado a partir do ano de 2005. O registro ocorre no momento em que a mídia recebe um número acompanhado por um código de barras até a desativação ou transformação da mesma em mídia de Acervo. (TV)

Conservação / preservação

Engloba atividades preventivas dos documentos arquivísticos, com o objetivo de prolongar o seu tempo de utilização e permitir sua acessibilidade contínua. (Arquivos)

Contraluz

Luz oposta à luz principal que dá contorno à figura iluminada, proporcionando a noção de volume, destacando-a do fundo, dando a sensação de profundidade entre a figura iluminada e o cenário. A posição de altura da contraluz deverá estar entre 45 graus (para não ser captada pela lente da câmera) até 60 graus (se ultrapassar esse ângulo poderá começar a iluminar a frente da figura). Essas regras podem variar conforme as necessidades. (TV)

Contraplano

Cena de corte com o repórter ou apresentador que dá o ponto de vista do entrevistador. (TV)

Controle mestre

Central aonde chegam todos os sinais de áudio e vídeo produzidos pela emissora, ao vivo ou gravados, e de onde é gerado o sinal principal que vai para exibição. (TV)

Coordenador de Operações

Profissional responsável por todo o sistema operacional da emissora. É hierarquicamente superior ao Supervisor de Operações. (TV)

 

Coordenador de Perfil

Cada perfil de rede social deve ter um coordenador, a quem cabe compor, treinar e coordenar a equipe; elaborar e fazer cumprir o planejamento de rede social; criar a conta e configurar o perfil; definir documentos e fontes a serem consultados; monitorar o trabalho dos operadores; pautar diariamente o conteúdo a ser postado; responsabilizar-se pelo conteúdo postado; produzir os relatórios mensais, semestrais e anuais; gerenciar questões relacionadas à identidade visual e zelar pelo cumprimento das determinações do Manual de Comunicação da Secom e da Política de Uso das Redes Sociais(Diretrizes)

Coordenador de Programação

É o profissional responsável por ajustar a planilha de exibição e fazer o ingest dos programas da grade. É subordinado à Chefia da Programação. (TV)

Coordenador de Vivo

Coordena as transmissões ao vivo, a partir do controle mestre da emissora . Ele orienta o trabalho do diretor de TV, do operador de GC e do operador do áudio e coloca no ar o crawl que roda na barra de notícias. (TV)

Copiagem

Cópia de produtos audiovisuais executada pela Secretaria Técnica de Eletrônica, conforme Ato da Comissão Diretora 12/2008. (Arquivos/TV)

Correção

O Jornal do Senado tem como princípio reparar erros com a publicação de notas chamadas Erramos. São textos curtos e objetivos que oferecem ao leitor esclarecimentos sobre informações erradas, imprecisas ou equivocadas. (Agência/Jornal)

Corte

1 -Interrupção de uma transmissão ao vivo ou da veiculação de um material gravado. Também significa a retirada de trechos gravados de matéria ou programa. (Rádio)

 

2 - É a atividade do profissional denominado diretor de TV (DTV), sob a orientação de um diretor de programas, produtor ou editor, que define, por meio de um equipamento específico, quais imagens oriundas das câmeras e recebidas na emissora serão transmitidas ao vivo ou gravadas. Pode também definir o ponto de saída de uma entrevista ou de uma reportagem ou significar a escolha de imagens ou cenas quando há mais de uma câmera de gravação. Na edição, é a cena ou take a ser inserido durante a edição. (TV)

Crawl

É o recurso que permite que informações sobre outros acontecimentos no Senado sejam disponibilizadas na tela, por meio de texto escrito que aparece em intervalos durante a exibição de programas ao vivo. (TV)