Glossário

Stand by

1. Modo de espera dos equipamentos eletrônicos para economia de energia. (Rádio)

 

2. Ficar de prontidão para ser acionado em qualquer eventualidade. (Rádio)

 

Stand up

Esperar. Expressão utilizada para designar: a) situação em que o equipamento está a espera de ser utilizado; b) situação em que um equipamento semelhante está pronto para ser utilizado se porventura houver defeito nesse outro; c) gravação feita por repórter para resumir informações sobre determinado assunto. (TV)

Subtítulo

É a informação que vem logo abaixo do título, em geral no espaço de uma frase, no máximo em duas linhas.  A função é semelhante à do sobretítulo, ou seja, contextualizar o título, desobrigando-o de abarcar toda a informação. Também é conhecido como sutiã, linha fina. (Agência/Jornal)

Suíte

Serve para definir a continuidade de uma reportagem com seus desdobramentos no tempo. (TV)

 

Suite do Vivo

É a sala onde permanecem os profissionais envolvidos na transmissão do Plenário e outros programas ao vivo que não são transmitidos por meio da CCP.  (TV)

Supervisor de Arquivo

É o profissional encarregado de coordenar as atividades no Serviço de Arquivo e Tráfego de Mídias da Secretaria TV Senado. Responde diretamente ao chefe de Serviço do Arquivo e Tráfego de Mídias. Existe um supervisor para cada turno de funcionamento do Serviço — manhã, tarde e noite. (TV)

Supervisor de Operações

É o profissional responsável por planejar, monitorar e corrigir eventuais falhas nos processos operacionais da emissora, como disponibilidade de equipes de gravação, organização de uso de estúdios e ilhas de edição. (TV)

Suporte

Material sobre o qual as informações são registradas. Veja também mídia. (Arquivos)

Switcher

Mesa de corte que seleciona imagem de várias fontes, sejam elas de câmeras, VTs, telecine etc.(TV)

SWOT

A Análise SWOT é “uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamentoestratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido à sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.” O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). A Análise SWOT é uma ferramenta estrutural utilizada na análise do ambiente interno, para a elaboração de estratégias. Por meio dela pode-se identificar as forças e fraquezas da empresa e, a partir delas, vislumbrar oportunidades e ameaças para a instituição. (RP)

Sync

Abreviatura de synchronize, controle do sincronismo vertical e horizontal das linhas de varredura. (TV)

Tabela de temporalidade

Instrumento de destinação de documentos, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos de transferência, recolhimento ou eliminação. No caso do Senado, a autoridade competente é a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (Ato do Diretor-Geral 846/2000) (Arquivos)

Take

Cena captada ou registrada pela câmera. (TV)

Teaser

1. Breve chamada de uma notícia. Pode ser veiculado logo após a manchete para veiculação de informação complementar. (Rádio)

 

2. Teaser — eminglês aquele que provoca (provocante), doverbo to tease, provocar — é uma técnica usada emmarketing para chamar a atenção para uma campanha publicitária, aumentando o interesse de um determinado público-alvo a respeito de sua mensagem, por intermédio do uso de informação enigmática no início da campanha. No jornalismo é utilizado no início do jornal e tem informações do repórter (em off ou on) para destacar uma informação. (TV)

Tempo real

É o momento em que o fato ou evento transmitido está ocorrendo. (TV)

TICs

Tecnologias de Informação e Comunicação. São as “tecnologias utilizadas para tratamento, organização e disseminação de informações” (TAKAHASHI: 2000, 176). “As Tecnologias da Informação e Comunicação correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.” (Wikipedia) (RP)

Time code ou TC

O time code se refere ao código de tempo expresso no equipamento de VT, que indica horas, minutos, segundos e frames do respectivo evento gravado. Para o Arquivo da emissora, indica a localização da unidade de informação em uma fita descrita. O número também serve de guia para edição.(TV)

Tracking

Tracking é o processo de aumentar ou diminuir os espaços entre os caracteres de um bloco de texto. (Agência/Jornal) 

Tráfego

É o local onde as mídias (XDCam, IMX ou Beta) são temporariamente armazenadas por serem demandadas por vários usuários na emissora.  (TV)

Transmissão

Processo de geração de um sinal em radiofrequência que contenha uma informação (sinal de áudio, sinal de vídeo, dados). (Rádio)

 

Tratamento de imagem

Correção de imperfeições ou qualquer alteração produzida intencionalmente em arquivos de imagem (também chamado de retoque digital). (Comap)

Turismo cívico

Modalidade de turismo cultural cujo foco principal de interesse é conhecer a organização constitucional e política de um país, estado ou município. O turista visita instituições de governo, monumentos e outros locais de relevância histórica e estrutural para a compreensão da construção política e de seus fatos e personagens do passado e do presente. (RP)

TV Agência

É a função desenvolvida pela equipe da internet de disponibilizar conteúdos, por meio de plataformas específicas, para usuários previamente cadastrados. (TV)

TV digital

Usa um modo demodulação e compressãodigital para enviarvídeo,áudio e sinais dedados aos aparelhos compatíveis com atecnologia, proporcionando assimtransmissão erecepção de maior quantidade de conteúdo por uma mesma frequência (canal) podendo obter imagem de alta qualidade — altadefinição. (Wikepédia) (TV)

UD - Unidade de descrição

1. É a unidade utilizada para detalhar a descrição de um conteúdo no Sistema Cedoc. A UD é identificada por um tempo (horas, minutos e segundos) a partir do início do material (tempo zero). É usada para descrever uma parte do vídeo, como um pronunciamento, uma intervenção numa reunião legislativa, ou um take num programa de TV. (Arquivos)

2.O termo se refere a um tempo específico na memória do Acervo Virtual, onde estão armazenadas as sessões plenárias, as comissões e os programas exibidos na emissora. É o equivalente ao time code na fitas. Na CCP denomina cada linha de descrição contida no Mapa de Transmissão. (TV)

UHF

Abreviatura de Ultra High Frequency. Freqüências de 300 até 3.000 MHz que correspondem aos canais de 14 a 83. (TV)

Unidades administrativas

Consideram-se unidades administrativas as secretarias, as subsecretarias e os gabinetes da Secom. (Secom)

UP

Sigla de utilidade pública. Nota ou chamada que divulga informação de interesse geral. (Rádio)

Validade

Grau com que uma medida reflete o significado real de um conceito. (Sepop)

Valor-notícia

Critérios para a importância da notícia:

1.    ineditismo (+ inédito = + importante);

2.    probabilidade (- provável);

3.    interesse (+ pessoas afetadas);

4.    apelo (+ curiosidade);

5.    empatia (+ pessoas que se identificam);

6.    proximidade (+ proximidade geográfica).

(Agência/Jornal)