Glossário

Rigor técnico

Uso da técnica apropriada para a realização da atividade e adequação da mensagem ao público e ao meio de comunicação. (Diretrizes)

Rol

É a lista de créditos geralmente usada ao final de programas e transmissão de eventos. Inclui os profissionais envolvidos na produção, os cargos mais altos no Senado e/ou na emissora e que respondem legalmente por todas as atividades da TV Senado, selecionados de acordo com regra própria. (link para norma acessória do rol). (TV)

Ronda

É a atividade desenvolvida pela equipe de produção de jornalismo que consiste em monitorar a presença dos senadores no Senado. (TV)

Roteiro

1. Documento que serve como diretriz para a edição. Contém todas as informações sobre o vídeo que está sendo produzido. Nele devem constar as indicações de imagens, créditos, arte, trechos de sonoras ou “sobe sons” a serem utilizados, bem como o texto dos offs. Todos na sequência de edição. O roteiro costuma ser divido em três partes: 1) considerada a introdução do vídeo, delimitando os personagens; 2) desenvolvimento do vídeo; 3) o desfecho do assunto. Veja script. (TV)

 

2. Texto que indica o desenvolvimento de um programa. (Rádio)

 

3. Para a área de Eventos: documento que serve como diretriz para as falas do mestre de cerimônias ou que detalha as principais etapas de um evento. Para o Programa de Visitação: documento que serve como diretriz para os monitores durante as visitas guiadas ao Palácio do Congresso Nacional. (RP)

Script

1. O mesmo que roteiro. (Rádio)

 

2. Script é o roteiro de uma reportagem com as indicações do off, das sonoras, artes e outros recursos que orientem o editor de texto na montagem da matéria na ilha de edição. (TV)

Segmento

É cada um dos subcanais que pode ser acessado de um canal principal quando a transmissão é digital. (TV)

Seleção

Eleição, durante a avaliação de um arquivo, dos documentos de valor permanente e dos passíveis de eliminação, mediante critérios e técnicas previamente estabelecidos. (Arquivos)

Selo

Também chamado de marca d’água digital. É uma marca visível ou invisível inserida em conteúdos de vídeo ou imagem, com o objetivo de preservar propriedade intelectual, integridade e outros aspectos legais relacionados à sua produção e utilização por terceiros. (TV/Arquivos)

SEO

Sigla que significa Search Engine Optimization. A tradução literal é Otimização para Mecanismos de Busca. O significado do termo é realizar um trabalho em um conteúdo — uma página da internet que tenha o conteúdo de uma matéria — por exemplo, para que ele seja melhor ranqueado nos resultados de pesquisas feitas em um algum buscador. O foco do trabalho é direcionar a página para que ela seja encontrada nos resultados da uma pesquisa quando algum termo específico, conhecido como palavra-chave, for utilizado na pesquisa. Veja também ranqueamento (Agência/Jornal)

Serviço

Designa produtos de curta duração, usados nos intervalos dos programas, que trazem informações úteis para o telespectador, como prazo de entrega de documentos ou noções de cidadania. (TV)

Set de gravação

É o local fora do estúdio, porém montado com as características de um estúdio, para a gravação de entrevistas mais aprofundadas ou para programas mais complexos. (TV)

Setores do Senado

O manual considera como setores as áreas administrativas que compõem o Senado, tal como Gráfica, Prodasen, Consultoria, Recursos Humanos, Secom.

Setores produtores de conteúdo

São os setores onde são produzidos os programas que compõem a Programação da emissora, como os documentários e programas culturais. (TV)

Sinal

Corrente elétrica que transporta as informações de vídeo e de áudio. (TV)

Sinal limpo

É a transmissão do evento recebido na emissora sem crédito e sem interferência de áudio que não seja o original. (TV)

Sinal sujo

É o envio do sinal para as máquinas de gravação já com os créditos, crawl, reveal e outras intervenções visuais. (TV)

Sinopse

É um texto breve de no máximo uma página dando informações sobre o conteúdo de um programa ou documentário com o objetivo de atrair o telespectador. (TV)

Sistema Cedoc

1. Sistema de recebimento e guarda das imagens transmitidas para a Central de Corte de Plenário (CCP). O sistema também guarda de forma digital outros programas da emissora. (TV)

2. Conjunto de sistemas de informação que possibilita a gestão dos documentos audiovisuais do Senado. Envolve hardware, software e uma rede própria ligada à rede Prodasen. (Arquivos)

Sistema de arquivamento

Conjunto de rotinas, procedimentos e métodos de arquivamento compatíveis entre si, tendo em vista a organização e conservação de documentos ou arquivos, bem como acesso ágil às informações neles contidas. (Arquivos):

Sistema de Arquivo e Controle de Documentos do Senado e Congresso Nacional – SIARQ

Instituído pelo Ato da Comissão Diretora 5/2000. O sistema tem como órgão central a Secretaria de Arquivo do Senado e, como órgãos setoriais, as unidades organizacionais do Senado que desempenham atividades de arquivo e de controle de documentos. (Arquivos)

Sistema de arquivos

Conjunto de arquivos que independentemente da posição que ocupam nas respectivas estruturas administrativas, funcionam de modo integrado e articulado na persecução de objetivos comuns. (Arquivos)

Sistema de multiprogramação

Sistema que utiliza vários processos, sendo que cada processo é um programa em execução. Ou seja, são disponibilizadas alternativas de programas para exibição. (TV)

Slow

Derivado do termo inglês slow motion, indica o efeito aplicado sobre a imagem conhecido como câmera lenta. (TV)

Sobe e desce

Breve aumento do volume de música ou de efeito sonoro na montagem de um programa ou numa transmissão ao vivo. (Rádio)

Sobe som

Usado para designar um trecho escolhido em um evento registrado na íntegra e que será editado em outro material a ser exibido. Pode ser também áudio ambiente, som de vozes, de bichos, de trilhas. (TV)

Sobretítulo

É a informação que precede o título, em geral no espaço de uma frase, no máximo em duas linhas. A função é contextualizar o título, desobrigando-o de abarcar toda a informação. É um reforço à ideia central da notícia.Também é conhecido como antetítulo e chapéu. (Agência/Jornal)

Som metálico

Som com excesso de frequências altas (agudos).

Sonora

1. Áudio dafala de um entrevistado registrado por meio de equipamento de gravação. (Rádio)

 

2. Termo utilizado em jornalismo para gravação de entrevistas rápidas que serão utilizadas em matérias. (TV)

Spot

Breve material gravado que divulga uma mensagem institucional.

Stakeholders

É qualquer indivíduo ou grupo que pode afetar ou ser afetado pelas ações, deliberações, políticas ou metas de uma organização. “Um stakeholder em uma organização é qualquer grupo ou indivíduo que pode afetar ou é afetado pela realização dos objetivos da organização.” (Hunt e Grunning, 1990) (RP)