Glossário

Briefing de produção

Documento que apresenta todas as necessidades de produção à equipe do Serviço de Produção, Mídia e Atendimento Publicitário (Seproma). Sua elaboração deve considerar as especificidades de cada projeto. (Comap)

Broadcast ou broadcasting

Radiodifusão, ou seja, transmissão por meio de ondas eletromagnéticas, de áudio (ex.: rádio AM e FM) ou áudio mais vídeo (televisão). Também usado para qualificar os equipamentos utilizados na produção e transmissão dos produtos audiovisuais das rádios e TVs. (TV)

Brutus

Sistema que permite a visualização, a decupagem e a pré-edição de conteúdo de áudio e vídeo de forma não-linear em computadores da plataforma Prodasen, de forma simultânea e independente, com o objetivo de reduzir o tráfego de mídias, melhorar a distribuição de conteúdo e otimizar o uso das ilhas. (TV)

Buraco

Momento de total ausência de som na transmissão. (Rádio)

Buscador de internet

Software on-line que oferece aos usuários a possibilidade de encontrar diversas páginas relacionadas aos termos por eles digitados. O buscador percorre a internet catalogando (indexando) todas as páginas que encontra de acordo com os assuntos (palavras-chave) que, segundo ele, aquelas páginas abordam, para, posteriormente, exibi-las como resutlado de uma pesquisa feita sobre esse mesmo assunto (palavra-chave). Por isso é importante saber trabalhar uma página com conteúdo na internet para fazê-la ser bem indexada (ser relacionada com o assunto desejado) e ranqueada (fazê-la ter uma boa posição na ordem dos resultados da pesquisa). (Agência/Jornal)

Cabeça

1 - Texto lido pelo locutor para anunciar uma matéria. Na Rádio Senado, termina com o anúncio do nome do repórter. Deve destacar o fato mais importante da reportagem. (Rádio)

 

2 - Texto que informa o telespectador, durante o telejornal, qual reportagem será exibida a seguir. Contém o lead da notícia. (TV)

Cadastro

Banco de dados das emissoras que usam produtos da Rádio Senado disponibilizados pela Radioagência. (Rádio)

 

Cadastro de Usuários

Banco de dados das emissoras que usam produtos da TV Senado disponibilizados pela TV Agência. (TV)

Campanha de divulgação de ações desenvolvidas por outras áreas da Secom

Planejamento, criação, produção e acompanhamento de campanhas publicitárias para divulgar ações de outras áreas da Secom. Podem ser desenvolvidos materiais impressos, audiovisuais e digitais para TV, rádio, meios impressos e web. (Comark) 

Campanhas institucionais

Planejamento, criação, produção e acompanhamento de campanhas publicitárias de cunho institucional, voltadas à construção da imagem do Senado e à divulgação da atividade parlamentar. O conceito de comunicação da campanha e o estudo de sua identidade visual são elaborados a partir das definições estratégicas do planejamento de marketing. São desenvolvidas peças para diversas mídias e meios de divulgação: vídeos institucionais e publicitários, spots de rádio, anúncios impressos, fôlderes, cartazes, banners, adesivos, malas-diretas, camisetas, e-mail marketing, peças eletrônicas digitais (banners para internet, hotsites). A Supres também desenvolve ações em mídias sociais como forma de contato com seus públicos em ambiente virtual. (Supres)

 

Campanhas internas

Planejamento, criação, produção e acompanhamento de campanhas publicitárias voltadas ao público interno. (Supres)

 

Canais de internet

Cada um dos segmentos utilizados para transmissão via internet a partir da página da TV Senado. (TV)

 

Canopla

Nome da peça que envolve o microfone e mostra a logomarca da emissora. (TV)

Catálogo no Sistema Cedoc

1. Conjunto de informações (metadados) mínimas para cadastrar documentos audiovisuais referentes a um determinado evento ou programa. (Arquivos)

 

2. É uma espécie de dossiê onde podem ser colocados vários documentos. Um catálogo deve ser aberto para apenas um evento (ou programa) de um determinado dia, mas podem ser inseridas no mesmo catálogo as fotos do evento ou anexadas a pauta, a ata etc. (Arquivos) 

Cedoc Archive

Sistema que possibilita catalogação, descrição e indexação dos documentos audiovisuais digitais que compõem os acervos da Stel, Secom e ILB.(Arquivos)

Cedoc Multimídia

É a Subsecretaria de Conversão Digital de Acervos Audiovisuais (SSCODA), subordinada à Secretaria Técnica de Eletrônica (STEL) com a atribuição de controlar, reunir, organizar e arquivar o acervo multimídia da STEL, SECOM e ILB; coordenar os processos de implantação de novas tecnologias de produção, registro e armazenamento de acervos multimídia; preservar, dar acesso e divulgar a documentação arquivada. (Ato do Diretor-Geral 4.145/2005)

Cenário

São elementos físicos e/ou virtuais como objetos, cores, texturas, estilos e mobiliário que definem um espaço em estúdio com o objetivo de caracterizar o programa. (TV)

Cenas de corte

Cenas extras do cenário, do entrevistador e do entrevistado que servem para cobrir offs ou são inseridas para editar uma sonora. (TV)

 

Central de Corte do Plenário (CCP)

Também conhecida como pantilt, é o local onde se grava, credita, armazena e registra em tempo real as reuniões das comissões. Ver também Pantilt. (TV)

Chamada

Breve material gravado que é inserido várias vezes durante a programação para anunciar um programa ou divulgar uma mensagem institucional. (Rádio)

 

Produto de curta duração preparado com intuito de despertar a atenção do telespectador para que assista determinado programa. A chamada informa dia e horário de exibição do programa. (TV)

 

Checklist

Documento que orienta o planejamento e a organização de um evento ou projeto. Contém o descritivo de todas as tarefas a serem executadas com a indicação de cada passo, setor ou pessoa responsável, além do prazo final para a execução. (RP)

Chefe da Edição

É o profissional responsável por coordenar toda a equipe de editores do jornalismo da emissora. Quando responsável por apenas um noticiário, é chamado de editor-chefe. (TV)

Chefe da Programação

 

É o profissional responsável por coordenar toda a equipe que trabalha no setor de Programação da emissora. (TV)

 

Chefe de Criação

Profissional responsável por coordenar e avaliar os trabalhos de criação e produção. (Comark)

Chefe de Marketing

Profissional responsável por coordenar e avaliar os trabalhos de planejamento de marketing e comunicação. (Comap)

Chefe de Reportagem

É o profissional responsável por coordenar toda a equipe de repórteres, produtores e pauteiros envolvidos na cobertura jornalística da emissora. (TV)

Chroma Key (chave de cor)

Efeito que consiste em inserir uma imagem sobre outra através da anulação de uma cor padrão – como, por exemplo, o azul. (TV)

Circuito fechado de TV

Circuito fechado ou circuito interno de televisão, também conhecido pela sigla CFTV (do inglês closed-circuit television, CCTV), é um sistema de televisão que distribui sinais provenientes de câmeras localizadas em locais específicos, para um ou mais pontos de visualização. (TV)

Classe

Cada divisão que compõe um sistema de classificação. (Arquivos)

 

Classificação

1. Organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um Plano de Classificação ou Quadro de Arranjo. (Arquivos)

 

2. É a “ação intelectual de construir esquemas para agrupar os documentos a partir de princípios estabelecidos” (Santos, 2007). Refere-se à criação e utilização de planos de classificação que reflitam as atividades da instituição. (Arquivos)