Glossário

Noticiário

Programa que apresenta notícias. O mesmo que radiojornal. (Rádio)

Número de catálogo

Número de identificação de um programa para efeito de exibição e catalogação no sistema digital. (TV/Arquivos)

OC

Sigla de ondas curtas. Faixa de frequência entre 3.000 e 30.000 kHz (quilohertz). Inclui várias subfaixas utilizadas em radiodifusão e comunicações em geral, inclusive marítimas e aeronáuticas. Veja também AM. (Rádio)

Off

1. Deriva do termo inglês off the record e designa a parte da reportagem, gravada na voz do repórter, do editor ou do locutor, onde a informação está sendo contada.  (TV)

 

2. Off / off the recordA expressão inglesa significa fora dos registros. Refere-se à informação obtida pelo veículo de comunicação e cuja fonte não é revelada. (Agência/Jornal)

Off line

É o espaço virtual onde estão guardados os programas que já foram ao ar. Para exibir novamente o produto que está nesse espaço, é necessário um processo de resgate. (TV/Arquivos)

Olho

Texto de poucas linhas e pequena largura inserido entre colunas da matéria. O olho destaca uma informação significativa do texto. (Agência/Jornal)

 

OM

Sigla de ondas médias. Faixa de frequência entre 300 e 3.000 kHz (quilohertz). Para transmissões de radiodifusão sonora, é utilizada a subfaixa entre 540 e 1.710 kHz. Veja também AM.(Rádio)

Operador de Áudio

É o profissional técnico responsável por regular os sinais de áudio durante as transmissões ao vivo ou nas gravações. (TV)

Operador de GC

É o profissional técnico que digita no equipamento específico todas as informações que surgem por escrito na tela durante as transmissões da emissora. (TV)

Operador de Rede Social

É o profissional responsável pela atuação nas redes sociais, que trabalha sob a orientação do coordenador de Perfil (glossário). São responsabilidades dos operadores seguir as determinações do planejamento do perfil de rede social em que atue, além do estabelecido no Manual de Comunicação da Secom e na Política de Uso das Redes Sociais; prestar informações sobre as atividades executadas; alertar imediatamente ao coordenador de perfil a ocorrência de mensagens atípicas e fenômenos como " efeitos manada" e "teoria da conspiração". (Diretrizes)

Operador de Vídeo

Profissional responsável pela qualidade de imagens no vídeo, operando os controles, aumentando ou diminuindo o vídeo e pedestal, alinhando as câmeras, colocando os filtros adequados e corrigindo as aberturas de diafragma. Definição dada pelo Decreto 84.134 de 30 de outubro de 1979. (TV)

Operador de Videoteipe

Profissional que opera as máquinas de gravação e reprodução dos programas em videoteipe, mantendo a responsabilidade direta sobre os controles indispensáveis à gravação e reprodução. Definição dada pelo Decreto 84.134 de 30 de outubro de 1979. (TV)

Órfã

É a primeira linha de um parágrafo que fica isolada na última linha de uma coluna ou de uma página. (Agência/Jornal)

Organicidade

Organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade produtora, acumuladora em suas  relações internas e externas. (Arquivos)

Out

Saída de um sinal. (TV)

Output

Saída de informações ou sinais. Oposto ao input. (TV)

Página/foto lavada

Página ou foto que, no processo de impressão, perde a intensidade de cores e a definição de imagem, ficando com aparência desbotada. (Agência/Jornal)

Palavras-chave

São os termos que definiriam os principais assuntos de uma página na internet, seja essa página uma matéria jornalística ou uma fotografia com legendas. A força de uma palavra-chave é medida de acordo com a quantidade de vezes que essa palavra-chave é digitada em um buscador de internet. Quanto mais vezes uma palavra-chave é digitada, maior potencial de acesso ela possui. Por isso é tão importante indexar as páginas com palavras-chave fortes: isso fará com que essas páginas tenham mais acessos, já que as palavras utilizadas são mais digitadas nas pesquisas feitas nos buscadores. (Agência/Jornal)

Pantilt

É a alavanca que permite os movimentos feitos pelas câmeras-robô instaladas nas comissões. Pan (panorâmica ou panning) é o movimento da câmera na horizontal, geralmente de forma lenta, de um lado para outro e tilt é o movimento na vertical, também de forma lenta, de cima para baixo ou vice-versa. Na TV Senado, o termo denomina informalmente a CCP, local onde funciona todo o sistema de gravação, creditagem, armazenamento e registro em tempo real das reuniões das comissões. (TV)

Passagem

1. O mesmo que vinheta de passagem. (Rádio)

 

2. É o recurso usado pelo repórter quando não existem imagens para corroborar o que está sendo noticiado ou para marcar o local onde a notícia foi  gerada. (TV)

Pauta

É o documento que fornece ao repórter as informações principais de um evento, cobertura ou notícia; dá a orientação de cobertura e detalhes como local, hora e possíveis entrevistados. (TV)

Pauteiro

É o profissional responsável por elaborar a pauta. (TV)

Pé da matéria

Parte final da matéria. Trecho gravado pelo repórter que começa logo após a última sonora e que termina com a assinatura. (Rádio)

Perfis

Páginas nas redes sociais que representam áreas ou serviços da Secom. (Diretrizes)

Pesquisa de opinião

Coleta de dados da opinião pública que segue procedimentos estatísticos e cujos resultados podem ser generalizados à população pesquisada. Devido ao rigor metodológico empregado, as pesquisas de opinião carregam em si maior confiabilidade em seus resultados do que outras técnicas de sondagem, como as enquetes, por exemplo. (Sepop)

Picote

Falha na transmissão caracterizada por breves e sequenciais interrupções no sinal. (Rádio)

Piloto

Edição-teste de um programa sujeita a avaliação antes de o produto acabado ir ao ar. (Rádio)

Pisca

É o recurso usado na edição de imagens para amenizar um corte numa sonora, entrevista ou “sobe som” gravados num mesmo plano. O mais comum é um frame de tela branca que dá a impressão de um disparo de flash de câmera fotográfica.

Pitching

É a fase de elaboração dos projetos de documentários ou séries da TV Senado, visando à apresentação e aprovação pela direção da emissora e da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado. (TV)

Pixel

Abreviatura de Picture Element. Menor ponto da tela de vídeo. Na tevê, as cores são constituídas basicamente pelo vermelho, verde e azul (RGB). (TV)