Glossário

Fundo Infinito

Fundo de uma só cor em que seus ângulos são ocultados. (TV)

Fusão

 

1. É um recurso aplicado nas ilhas de pós-produção que resultam em efeito de transição de uma imagem para outra.

 

2. Processo de mesclagem de duas fontes diferentes de vídeo. Pode ser usada a mesma expressão para áudio. (TV)

Gaveta

São produtos finalizados e prontos para serem exibidos, mas guardados por motivos diversos, como dar segurança a um programa que irá estrear ou para ser usado somente quando houver escassez de matérias novas, como nos recessos parlamentares. (TV)

GC

Abreviatura de Gerador de Caracteres. É o equipamento utilizado para a inserção de créditos nos eventos transmitidos ao vivo ou previamente gravados. Equipamento que permite pôr, sobre as imagens, letras ou números. (TV)

Geração

Indica cópia em que há perda de qualidade. A fita original designa-se por master ou matriz. (TV)

 

Gerador de caracteres ou GC

Também chamado de GC é o equipamento utilizado para a inserção de créditos nos eventos transmitidos ao vivo ou previamente gravados. Permite pôr, sobre as imagens, letras ou números. (TV)

Geral imagem

É o termo que define uma classificação de documento de imagem em movimento catalogado e guardado no Serviço de Arquivo e Tráfego de Mídias da Secretaria TV Senado. Designa as imagens brutas indicadas pelo profissional envolvido na produção da imagem e/ou selecionada pelo editor do Arquivo que permanecem em acervo para resgate em qualquer tempo. Desde 15 de outubro de 2012, as imagens são ingestadas no sistema Cedoc Archive e descritas no mesmo ambiente. (TV)

Gerente de Projetos

Profissional responsável pelo relacionamento entre a Coordenação de Criação e Marketing e os demandantes dos trabalhos. Tem a função de fazer o primeiro contato, elaborar o briefing, coordenar a execução do serviço e aprovar o trabalho. (Comark)

Gestão arquivística de documentos

1. Administração da produção, tramitação, organização, uso e avaliação de documentos, mediante técnicas e práticas arquivísticas, visando à racionalização e eficiência dos arquivos. Também referida como administração de documentos. (Arquivos)

 

2. São atividades do processo de gestão de documentos, criação/produção, classificação, avaliação, descrição, indexação, conservação/preservação. (Arquivos)

Giro

Sequência de flashes de repórteres na programação ao vivo.(Rádio)

Grade de programação

Chamada de grade original ou básica, é a lista de todos os programas previstos para ir ao ar em um determinado dia e horário. Não especifica os detalhes, apenas fornece a informação geral. (TV)

Gravação de estúdio

São gravações feitas em uma estrutura permanentemente montada, conhecida como estúdio, que permite a montagem de cenários, mudanças de luz, controle de áudio e creditagem, de maneira a obter o programa finalizado para ser transmitido imediatamente. (TV)

HDTV ou Alta Definição

Abreviatura de High Definition Television, sistema de televisão com geração de imagens que possuem um número maior de linhas de definição e um quadro mais largo de relação ao padrões 3 X 4. Os sistemas desenvolvidos possuem a relação da imagem 16 X 9. O Japão desenvolveu um sistema com 1.125 linhas. Os Estados Unidos desenvolveram para 1.050 linhas (525 X 2) e, na Europa, existe o de 1.250 (625 X 2). Para uma questão de comparação, o cinema conta com uma definição aproximada de 1.064 linhas. (TV)

Hertz

Unidade de medida de frequência. Um hertz (1 Hz) significa que a onda oscila um ciclo por segundo. Um quilo-hertz (kHz) = 1.000 Hz; um mega-hertz (MHz) = 1.000 kHz. (Rádio)

Hipertexto

Forma de escrita não linear, surgida e popularizada com a informática. A partir de uma palavra-chave destacada no texto, a leitura é direcionada, por meio de um link, para mais informações sobre o assunto que está sendo tratado.

É, assim, recurso de edição cada vez mais comum e que pode ser usado sempre que houver a necessidade de destacar uma informação importante sem quebrar o ritmo do texto principal, com a inclusão de informações técnicas e meramente explicativas.

Em publicações impressas, trata-se de uma solução gráfica que tenta reproduzir essa forma de escrita característica da era digital. Podem ser pequenos textos auxiliares publicados com destaque próximo ao texto principal para trazer explicações sobre termos, expressões ou nomes com os quais a maioria dos leitores não está familiarizada. (Agência/Jornal)

Hotsite

Também chamado de microssite ou minissite, o hotsite é um pequeno site desenvolvido para apresentar ações de comunicação e marketing pontuais. Normalmente tem prazo de validade pré-determinado, ligado à duração da ação mercadológica, da divulgação de eventos e/ou de lançamentos de produtos e serviços. Em geral, os hotsites têm poucas páginas, apelo persuasivo, visual diferenciado do site ou portal onde estão inseridos e tratam de um único tema. É uma ferramenta eficiente e uma estratégia de baixo custo que permite ações dirigidas a públicos segmentados. Para os internautas, os hotsites estão ligados à idéia de sites interessantes que possuem um conteúdo atual. (RP/TV/Supres)

ID

Abreviatura para código identificador. Representa o código único que um documento (clipe de vídeo, áudio, texto, foto) recebe num sistema de gestão de informação. (TV)

Identidade audiovisual

A identidade audiovisual é a parte, visual e sonora, da identidade corporativa que engloba marcas, material de papelaria, recursos multimídia, produtos de comunicação (interna e externa) da Secom, seus serviços e veículos.

A identidade corporativa é a forma de uma organização se apresentar aos seus públicos internos e externos (COSTA, Joan. Imagem corporativa e em El siglo XXI. Buenos Aires: La Crujía Ediciones, 2001, pag. 214). Essa forma é uma “soma de maneiras” representada por símbolos, que podem ser dos mais aperfeiçoados, tecnicamente, no que se refere ao design, à escolha dos tipos gráficos e das cores etc. E deve levar em conta ainda aspectos e valores como o moderno, preciso, simples, sério (que possa ser permanente), original e facilmente favorável. (KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003, 2ª edição, pág. 173).

Identidade visual

É o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolovisual e conjunto de cores. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade_visual). (Supres)

Ilha de edição

Sistema de interligação de aparelhos de videoteipes com finalidade de montar materiais gravados. Podem ser analógicas (lineares) ou digitais (não lineares). (TV)

Ilha não linear

Sistema que permite a edição não linear, em formato digital, podendo ser modificado livremente. Na TV Senado se trabalha com as marcas Adrenaline, Liquid e Mojo. (TV)

Imagens de fundo

São os elementos exibidos em segundo plano, geralmente atrás do entrevistado ou repórter ou numa profundidade maior que o elemento principal. (TV)

Imagens externas

Entende-se por imagens externas aquelas que não contemplam a cobertura das atividades legislativas da Casa. (Agência)

IMX

É um formato de mídia usado na Secretaria TV Senado. Lê-se "aimex". (TV)

In

Entrada de um sinal. (TV)

InCopy

Programa de computador, criado pela empresa Adobe, para edição de publicações escritas. Utilizado pela Edição e pela Revisão do Jornal do Senado. (Agência/Jornal) 

Indexação

1. Processo pelo qual uma página é colocada no índice de um buscador de páginas da internet. Somente após ser indexada é que a página fica disponível para aparecer nos resultados de uma pesquisa feita no buscador. Esse termo é comumente utilizado como sinônimo de SEO. Apesar de serem termos distintos, é aceito o uso de indexação como jargão sinonímico de SEO. Para uso do termo indexação com o sentido de aumento de visibilidade ou melhora de ranqueamento, vide no Glossário o termo SEO. (Agência/Jornal)

 

2.Processo pelo qual se relacionam de forma sistemática descritores ou palavras-chave que permitem a recuperação posterior do conteúdo (e/ou imagem) dos documentos, utilizando vocabulário controlado ou thesaurus. (Arquivos)

Infográfico

Representação visual que busca facilitar a compreensão de informações. É usado quando a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, podendo utilizar-se da combinação de gráficos, fotografias, ilustrações e textos. (Agência/Jornal)

Ingest

1. Inserção de material audiovisual nos servidores de armazenamento ou ilhas de edição não linear. (TV)

 

2. Processo pelo qual um arquivo digital é aceito e carregado em um sistema de armazenamento digital, junto com o cadastro correspondente para posterior recuperação. (Arquivos)

Inscriber

É uma marca de gerador de caracteres, que é o equipamento onde se digita a informação gerada por escrito nas transmissões da emissora. (TV)