Diretriz

Editoria de Qualidade

A Editoria de Qualidade é um grupo de trabalho permanente constituído por um servidor efetivo de cada área da Secretaria Especial de Comunicação Social. O representante setorial é definido pelo cargo que ocupa e nomeado pelo diretor da Secom.

Também integra a Editoria de Qualidade um servidor responsável por gerir a seção de Redação e Estilo do manual, que atualmente é a representante da Diretoria de Jornalismo.

Os integrantes da Editoria de Qualidade devem escolher entre si um coordenador e definir a forma de trabalho do grupo. Atualmente a coordenadora é a Fernanda Vidigal, da Diretoria de Jornalismo da Secom.

 

A atual Editoria de Qualidade foi instituída pela Portaria da Diretoria-Geral 330/2021.

A Editoria de Qualidade deve acompanhar a evolução dos produtos e serviços da Secretaria de Comunicação Social e propor alterações para que o Manual de Comunicação esteja sempre em consonância com a finalidade institucional e com as tendências da comunicação social.

As sugestões de alteração e atualização do texto do manual devem ser encaminhadas ao representante da Editoria de Qualidade no setor.


As manifestações encaminhadas ao “Pergunte ao Editor” devem ser distribuídas conforme a natureza:

a)    se relacionadas a rotinas, serão enviadas aos respectivos representantes setoriais;

b)    se relacionadas a diretrizes, serão analisadas pela Editoria de Qualidade;

c)    se relacionadas a redação e estilo, serão enviadas ao gestor dessa seção do manual;

d)    outros assuntos serão analisados pela Editoria de Qualidade.

 

As dúvidas com relação ao conteúdo do manual e os casos omissos devem ser encaminhados à Editoria de Qualidade.


As manifestações e sugestões recebidas por meio do site do manual devem ser respondidas com agilidade.

As atividades da Editoria de Qualidade devem ser documentadas e divulgadas.